Seja bem-vindo
São Jerônimo, RS,04/04/2026

  • A +
  • A -
Publicidade

Patrimônio histórico: desmanche da Usina de Charqueadas segue acelerado

Esforços da região para evitar o desligamento e a demolição não surtiram efeito

Cauê Florisbal
Patrimônio histórico: desmanche da Usina de Charqueadas segue acelerado Usina está em processo de desmanche
Publicidade

Quem passa por perto da Usina Termelétrica de Charqueadas (UTCH), a cada dia nota uma peça a menos. Até mesmo uma das chaminés já foi retirada. É acelerado o processo de desmanche, que iniciou poucos meses após a Engie Tractebel encerrar as atividades da Usina, que funcionou por 54 anos no município.

Publicidade

O desligamento da Usina ocorreu no dia 25 de novembro de 2016, depois de queimar o carvão que havia em estoque. Com o fechamento, alguns funcionários que não aderiram ao PDV se aposentaram, foram demitidos ou transferidos para unidades em Candiota ou Santa Catarina.


O motivo do desligamento, segundo a empresa, foi a obsolescência técnica dos equipamentos e baixa eficiência da unidade, que gerava 36 megawatt (MW). “As restrições que temos não são ambientais, pois a Usina cumpre adequadamente com o que está previsto na Licença Ambiental. Nossas restrições são de final de vida útil dos equipamentos, pois alguns deles já estão alcançando a marca de 300 mil horas de operação”, explicou na época o diretor-presidente da Companhia, Manoel Zaroni Torres.


Antes do fechamento, diversas audiências e manifestações foram realizadas pela Associação das Câmaras de Vereadores da Região Carbonífera (ACVERC), Nova Central Sindical de Trabalhadores (NCST-RS) e Associação dos Municípios da Região Carbonífera (Asmurc), na tentativa de manter a usina em operação na cidade, mas não nada surtiu efeito. O setor Carbonífero foi fortemente afetado com o encerramento das operações da usina gerava cerca de 2 mil empregos diretos e indiretos na região.


A preservação do patrimônio histórico da UTCH foi assunto no Legislativo. A vereadora de Charqueadas, Rosângela Dornelles (PT), pediu apoio à ONG Defender no sentido de preservar os prédios da Usina. O delegado regional da Defender, historiador Alexsandro Witkowski, solicitou ao prefeito de Charqueadas informações sobre o fechamento da Usina e o destino pretendido para as estruturas arquitetônicas que são referência nacional para o patrimônio industrial carbonífero. Para Witkowski, seria necessária uma audiência pública para tratar do futuro das estruturas. No entanto, os esforços neste sentido também não surtiram efeito e o desmanche das estruturas segue de forma acelerada.


Leia também


Legislativo e Defender/RS buscam preservar UTCH


Tractebel encerra operações da termelétrica de Charqueadas


Tractebel encerra as operações em Charqueadas


Charqueadas amarga fechamento de indústrias


 


Tractebel anuncia desligamento da Usina de Charqueadas

Publicidade



COMENTÁRIOS

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.