Seja bem-vindo
São Jerônimo, RS,22/05/2025

  • A +
  • A -
Publicidade

INSS confirma atendimento em agências dos Correios para vítimas de fraude

Aposentados e pensionistas vítimas de descontos irregulares que precisarem de atendimento presencial deverão procurar os Correios a partir de 30 de maio

Divulgação
INSS confirma atendimento em agências dos Correios para vítimas de fraude Aposentados e pensionistas vítimas de descontos irregulares que precisarem de atendimento presencial deverão procurar os Correios a partir de 30 de maio
Publicidade

Com suas unidades sobrecarregadas, o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) anunciou nesta quinta-feira (22/05) que aposentados e pensionistas vítimas de descontos irregulares em benefícios previdenciários poderão ser atendidos presencialmente em agências dos Correios a partir de 30 de maio. A informação foi divulgada em coletiva de imprensa pelo ministro da Previdência, Wolney Queiroz.

Publicidade

A medida busca oferecer uma alternativa ao público mais vulnerável, que tem dificuldades de acesso à tecnologia e prefere o contato presencial. 

— O atendimento olho no olho é para aqueles que mais precisam — afirmou o ministro. Atualmente, apenas 2% dos atendimentos do INSS são presenciais — os demais ocorrem pelo aplicativo Meu INSS ou pelo telefone 135.

Segundo o governo, 4.730 agências dos Correios, que representam 76% dos municípios brasileiros, participarão da iniciativa. Nesses locais, os atendimentos substituirão os realizados nas unidades do próprio INSS.

O presidente do instituto, Gilberto Waller, orientou que os segurados não precisam se apressar para procurar as agências: não há prazo final para solicitar o ressarcimento dos valores descontados indevidamente. Ele também assegurou que o atendimento às vítimas da fraude não interfere na fila de análise de novos benefícios, pois ocorre de forma separada.

O volume de pedidos de reembolso já é expressivo. Até as 9h desta quinta-feira, o INSS havia recebido 1,8 milhão de solicitações, o equivalente a 97,9% dos chamados abertos. A estimativa é de que o valor total de descontos questionados ultrapasse R$ 1 bilhão. Ainda assim, cerca de 5 milhões de beneficiários com descontos suspeitos ainda não entraram em contato com o instituto.

Para viabilizar os atendimentos, cerca de 20 mil funcionários dos Correios começarão a ser treinados a partir da próxima segunda-feira (26). O atendimento presencial exigirá apenas um documento de identidade. Caso o beneficiário não possa comparecer, o processo poderá ser feito por meio de um procurador.

Após o atendimento inicial, os segurados deverão aguardar 15 dias úteis para verificar se a contestação foi aceita. Posteriormente, está prevista uma fase de busca ativa para localizar quem ainda não fez o pedido de reembolso.

Operação Sem Desconto

A medida surge após a operação Sem Desconto, deflagrada pela Polícia Federal em abril deste ano, revelar um esquema de descontos irregulares de mensalidades associativas nos benefícios de aposentados e pensionistas. A ação ocorreu em 34 municípios de 13 Estados, além do Distrito Federal.

A investigação aponta que muitos beneficiários não autorizaram os descontos, prática proibida por lei. As suspeitas envolvem um volume de até R$ 7,99 bilhões em pagamentos irregulares entre 2019 e 2024.

O escândalo levou a mudanças no comando da Previdência: o então presidente do INSS, Alessandro Stefanutto, foi exonerado, e o ministro Carlos Lupi pediu demissão.


Publicidade



COMENTÁRIOS

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.