Grêmio fica no empate contra o Brasil de Pelotas na estreia do Gauchão
Tricolor teve dificuldades para criar chances de gol

Na noite desta quarta-feira (22/01), o Grêmio teve dificuldades na estreia do Campeonato Gaúcho e empatou em 0 a 0 com o Brasil de Pelotas, no Estádio Bento Freitas, em Pelotas. O time tricolor não conseguiu traduzir sua posse de bola em chances claras de gol e saiu de campo com um resultado abaixo das expectativas, no primeiro jogo de Gustavo Quinteros como técnico do Grêmio.
O Grêmio, como esperado, ficou com mais a posse da bola no início da partida, enquanto o Brasil-Pel se postou na defesa e tentou explorar os contra-ataques. Com dificuldades na criação das jogadas ofensivas, o Tricolor demorou para ameaçar o gol adversário. Aos 15 minutos, João Pedro fez lançamento para Braithwaite, que finalizou em cima do goleiro Wellington. A resposta do Brasil de Pelotas veio aos 23 minutos, quando Histone arriscou de fora da área e obrigou Gabriel Grando a fazer boa defesa.
A melhor chance da primeira etapa foi do Grêmio. Aos 31 minutos, Dodi deu um belo passe para Aravena, que apareceu cara a cara com Wellington, mas finalizou em cima do goleiro. Na última oportunidade perigosa antes do intervalo, aos 41 minutos, Histone completou um cruzamento da esquerda, mas mandou a bola por cima da meta de Grando.
Na segunda etapa, o cenário não mudou. O Grêmio teve mais posse de bola, mas seguiu com dificuldades para criar chances efetivas. Aos 8 minutos, Mayco Félix fez uma falta forte em Rodrigo Ely e recebeu cartão amarelo. O árbitro foi chamado para revisar o lance no VAR, mas a decisão de campo foi mantida. Aos 12 minutos, o Grêmio teve uma boa oportunidade: após uma boa jogada pela esquerda, Pavon rolou para Braithwaite, que acertou a trave direita de Wellington. No entanto, o lance foi anulado por impedimento.
Aos 22 minutos, Aravena cruzou rasteiro da esquerda e Villasanti chegou batendo, mas foi bloqueado pela defesa xavante. Cinco minutos depois, Aravena cabeceou um cruzamento, mas a bola foi direto para as mãos de Wellington. No entanto, a melhor chance do segundo tempo foi do Brasil de Pelotas. Aos 34 minutos, após erro de Mayk na saída de bola, Gabriel Moysés apareceu livre diante de Grando, mas chutou para fora.
Nos minutos finais, Cristaldo, pelo Grêmio, e Gabriel Moysés, pelo Brasil-Pel, desperdiçaram as últimas oportunidades da partida. O jogo terminou sem gols, refletindo as dificuldades ofensivas de ambas as equipes.
No próximo domingo (26/01), às 20h30min, o Grêmio recebe o Caxias na Arena, pela segunda rodada do Campeonato Gaúcho.
GAUCHÃO — 1ª RODADA — 22/1/2024
BRASIL-PEL (0) - Wellington; Guilherme Cerqueira, Juliano Fabro e Áquila; Murillo, Jonathan Cabeça (Bruno, 31’/2ºT), Kauê (João Victor, 25’/2ºT), Histone (Vini Charopem, 6’/2ºT) e Higor; Mayco Félix (Gabriel Moyses, 25’/2ºT) e DG (Jota, 31’/2ºT). Técnico: Dema
GRÊMIO (0) - Gabriel Grando; João Pedro (João Lucas, 30’/2ºT), Rodrigo Ely (Gustavo Martins, 16’/2ºT) e Jermerson e Mayk; Dodi, Villasanti (Pepê, 30’/2ºT), Pavon (Edenilson, 41’/2ºT), Cristaldo e Aravena; Braithwaite (Arezo, 30’/2ºT). Técnico: Gustavo Quinteros
CARTÕES AMARELOS: Juliano Fabro, Aquila, Mayco Félix, João Victor (B); Villasanti, João Lucas, Dodi (G);
ARBITRAGEM: Lucas Horn, auxiliado por Tiago Augusto Kappes Diel e Juarez de Mello Junior. VAR: Daniel Bins.
COMENTÁRIOS