RS registra temperaturas entre as mais altas do mundo nesta sexta-feira
Extensa massa de ar quente cobre as latitudes médias da América do Sul, elevando as temperaturas na região

O Rio Grande do Sul está entre os locais mais quentes do planeta na tarde desta sexta-feira (17/01), devido a uma intensa onda de calor que afeta o Sul e o Centro-Oeste do Brasil, além de países vizinhos como Uruguai, Paraguai e Argentina.
Segundo o mapa da Universidade do Maine (acima), baseado no modelo climático GFS, uma extensa massa de ar quente cobre as latitudes médias da América do Sul, elevando as temperaturas na região. Em Porto Alegre, os termômetros do Instituto Nacional de Meteorologia marcaram 35ºC, configurando a tarde mais quente do verão até agora na capital.
No interior, Teutônia registrou 36,5ºC e São Borja, 36,3ºC. Em cidades do Vale do Taquari, estações particulares indicaram até 38ºC, como em Estrela e Colinas. Já em Lajeado, a sensação térmica alcançou 46,8ºC devido à alta umidade.
A onda de calor também afeta Mato Grosso do Sul, onde Porto Murtinho atingiu 38,6ºC no início da tarde. Ontem, a mesma localidade chegou a 41ºC. Na Argentina, temperaturas superiores a 40ºC foram registradas em várias cidades, enquanto o Paraguai anotou 43,2ºC em Mariscal Estigarribia.
Apesar do calor extremo no Rio Grande do Sul, é importante destacar que as altas temperaturas estão entre as maiores do mundo apenas no horário local. Em regiões como a Austrália e a África do Sul, é comum que temperaturas superiores a 40ºC sejam registradas no mesmo dia civil.
As informações são da MetSul Meteorologia. Para mais detalhes, acesse o conteúdo original no site: MetSul.com.
COMENTÁRIOS