Concursos para ingresso de soldados na BM vão exigir curso superior
O pré-requisito será de formação superior em qualquer área do conhecimento

Os concursos para ingresso de soldados na Brigada Militar (BM) passarão a exigir curso superior. A medida, que passará a valer em 2027, vai equiparar o nível de exigência de entrada na BM com o que se exige na Polícia Civil e na Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe).
O comandante-geral da Brigada Militar, coronel Cláudio Feoli, confirmou que o prazo previsto em lei aprovada em 2022 – durante votação de um projeto de reforma da carreira da categoria - será implementado e deve qualificar o serviço prestado à comunidade. As informações são da GaúchaZH.
No caso dos concursos para soldado, o pré-requisito será de formação superior em qualquer área. O nível de formação já é exigido nos concursos ao cargo de capitão — primeiro grau da carreira de oficial - mas, neste caso, somente o diploma de Direito é aceito. A idade máxima para ingresso continua sendo 25 anos.
As entidades de classe que representam praças e oficiais concordam que a exigência vai qualificar a corporação, e argumentam que a medida representará aumento salarial para a categoria. Por estas razões, têm pedido ao governo do Estado que antecipe a aplicação já para o próximo concurso.
O último edital para o cargo foi aberto no final de 2021, com 4 mil vagas. Ainda há 1,8 mil aprovados aguardando chamamento, dos quais 400 devem ser convocados até agosto.
>Clique aqui e receba notícias pelo WHATSAPP
>Clique aqui e receba notícias peloTELEGRAM
COMENTÁRIOS