Massa de ar polar provoca sequência de dias com temperaturas de inverno no Sul do Brasil
Onda de frio deve derrubar temperaturas, provocar geada em centenas de cidades e trazer marcas negativas em áreas serranas
Onda de frio deve derrubar temperaturas, provocar geada em centenas de cidades e trazer marcas negativas em áreas serranas Uma intensa massa de ar frio começou a avançar sobre o Rio Grande do Sul nesta sexta-feira (08/05) e deve provocar uma sequência de dias com características típicas de inverno em grande parte do Sul do Brasil. Segundo a MetSul Meteorologia, esta é a massa de ar polar mais intensa e abrangente registrada no país em 2026 até o momento.
O sistema avança pelo interior da América do Sul impulsionado por um ciclone extratropical formado sobre o Oceano Atlântico, na costa da Argentina. Diferentemente das últimas incursões de frio registradas no outono, o fenômeno atual possui trajetória continental, favorecendo temperaturas mais baixas e maior duração do frio.
Além do Rio Grande do Sul, a onda de frio deve atingir Santa Catarina, Paraná, Mato Grosso do Sul e áreas dos estados de São Paulo e Mato Grosso.
Segundo a MetSul, o diferencial deste episódio será justamente a persistência das baixas temperaturas, com vários dias seguidos de mínimas e máximas abaixo da média histórica de maio, caracterizando uma onda de frio.
Nesta sexta-feira, o frio já começou a ser sentido em cidades gaúchas. As menores temperaturas registradas no amanhecer ocorreram em Pinheiro Machado, com 7,4ºC, Santana do Livramento, com 7,8ºC, Herval, com 7,9ºC, além de Tupanciretã, Santiago e Rio Grande, que marcaram 8ºC.
Temperaturas podem ficar abaixo de zero
A previsão indica que o frio mais intenso deve ocorrer entre segunda-feira (11/05) e terça-feira (12/05), quando centenas de municípios do Sul do Brasil poderão registrar temperaturas entre 0ºC e 5ºC.
Nas regiões de maior altitude, como os Campos de Cima da Serra e o Planalto Sul Catarinense, os termômetros podem marcar entre -3ºC e -5ºC, com possibilidade de valores ainda menores em áreas de baixada.
Em Porto Alegre e Região Metropolitana, as mínimas devem variar entre 7ºC e 10ºC durante o fim de semana. Já no início da próxima semana, os termômetros podem ficar entre 5ºC e 7ºC, com registros inferiores a 5ºC em áreas rurais.
Mesmo após o enfraquecimento da massa de ar polar, as madrugadas de quarta-feira (13/05) e quinta-feira (14/05) ainda devem ser frias em grande parte da Região Sul.
Geada deve atingir centenas de cidades
A onda de frio também deve provocar formação de geada em centenas de municípios do Sul do Brasil e do Mato Grosso do Sul.
Conforme a MetSul, a geada tende a ocorrer de forma mais ampla entre segunda e terça-feira, quando a atmosfera estará mais seca e as temperaturas mais baixas.
Há previsão de geada inclusive em áreas da Grande Porto Alegre, nas serras da Grande Florianópolis e na Região Metropolitana de Curitiba.
Além das madrugadas geladas, as tardes também terão temperaturas baixas. No domingo (10/05), cidades serranas devem registrar máximas pouco acima dos 10ºC. Em Porto Alegre, a máxima prevista é de aproximadamente 16ºC, mesmo com presença do sol.






COMENTÁRIOS