Seja bem-vindo
São Jerônimo, RS,17/03/2026

  • A +
  • A -
Publicidade

Pesquisa aponta empate técnico na disputa pelo Senado no RS

Levantamento mostra diferentes cenários com e sem a presença de Eduardo Leite na corrida eleitoral

Banco de Imagens
Pesquisa aponta empate técnico na disputa pelo Senado no RS Levantamento mostra diferentes cenários com e sem a presença de Eduardo Leite na corrida eleitoral
Publicidade

Pesquisa divulgada nesta terça-feira (17/03) pelo instituto Real Time Big Data apresenta um cenário equilibrado na disputa por vagas ao Senado no Rio Grande do Sul. O levantamento indica empate técnico entre pré-candidatos em diferentes simulações de voto.

Publicidade

No cenário em que o governador Eduardo Leite aparece como possível candidato, há um empate numérico entre quatro nomes, todos com 16% das intenções de voto: Manuela D’Ávila, Marcel Van Hattem, Ubiratan Sanderson e o próprio Leite. Na mesma projeção, Paulo Pimenta aparece com 13%, enquanto Germano Rigotto soma 11%.

Cenário sem Eduardo Leite

Quando o nome do governador não é incluído na lista apresentada aos eleitores, a pesquisa mostra liderança dividida entre Manuela D’Ávila e Marcel Van Hattem, ambos com 18%. Sanderson aparece logo atrás, com 17%, seguido por Paulo Pimenta, com 13%, e Germano Rigotto, com 12%.

O levantamento foi realizado entre os dias 14 e 16 de março, com entrevistas de 1.500 eleitores em diferentes regiões do Estado. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos, com grau de confiança de 95%. A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Intenção de primeiro e segundo voto

Como a eleição deste ano prevê a escolha de dois senadores por Estado, o estudo também analisou as intenções de primeiro e segundo voto. No cenário sem Eduardo Leite, Manuela D’Ávila lidera no primeiro voto, seguida por Marcel Van Hattem e Sanderson.

Já na simulação com a presença do governador, Leite aparece à frente na preferência para o primeiro voto, com 21%, seguido por Manuela, Van Hattem e Sanderson. No segundo voto, o cenário se mostra mais fragmentado, com percentuais distribuídos entre os principais pré-candidatos.

Os números indicam uma disputa ainda aberta e sujeita a mudanças ao longo do período pré-eleitoral no Estado. 


Publicidade



COMENTÁRIOS

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.