Ex-deputado e lutador social, Frei Sérgio Görgen morre aos 70 anos
Frade franciscano e liderança histórica das causas populares, ele sofreu um infarto em casa, na comunidade dos Franciscanos, em Candiota
Frei Sergio Görgen Morreu na manhã desta terça-feira (03/02) o frade franciscano Sérgio Antônio Görgen, aos 70 anos, conhecido como Frei Sérgio. Religioso, escritor e ex-deputado estadual, ele foi um dos principais lutadores das causas populares no Rio Grande do Sul, com atuação marcante na defesa dos pequenos agricultores e camponeses. Frei Sérgio sofreu um infarto em casa, na comunidade dos Franciscanos, em Candiota, no Sul do Estado.
O falecimento foi confirmado pelo Movimento dos Pequenos Agricultores (MPA), entidade da qual era dirigente histórico e um de seus fundadores. Em nota, o movimento destacou a trajetória de compromisso social e espiritual do frade.
“É com imenso pesar, mas guiados pela esperança que ele sempre semeou, que o Movimento dos Pequenos Agricultores comunica o falecimento de seu dirigente histórico, Frei Sérgio Antônio Görgen. Frade franciscano, escritor e intelectual orgânico das causas populares, Frei Sérgio foi mais do que um dirigente; foi um pastor que escolheu o ‘cheiro das ovelhas’ e o barro das trincheiras”, diz o texto.
Frei Sérgio foi deputado estadual pelo Partido dos Trabalhadores (PT) entre 1999 e 2002. A morte gerou ampla repercussão entre lideranças políticas e movimentos sociais, especialmente no campo da esquerda gaúcha.
O dirigente do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), João Pedro Stédile, lamentou a perda.
“Estou muito dolorido. Perdi um camarada de 40 anos de luta, Frei Sérgio Görgen, franciscano. Enfrentamos juntos muitas batalhas, algumas perdemos, mas sempre vencemos com o povo organizado. Deixa um legado para toda militância camponesa do Brasil”, escreveu.
O deputado estadual Miguel Rossetto (PT) também prestou homenagem.
“Com enorme tristeza recebi, nesta manhã, a notícia do falecimento do amigo e companheiro Frei Sérgio Görgen, lutador incansável do povo da terra, liderança histórica do MPA e ex-deputado estadual do nosso partido. Dedicou sua vida à defesa da agricultura camponesa, da soberania alimentar, da democracia e da dignidade do povo do campo”, afirmou.
O deputado federal Elvino Bohn Gass (PT) destacou a coerência da trajetória do frade.
— Faleceu Frei Sérgio Görgen, franciscano, liderança do Movimento dos Pequenos Agricultores, deputado estadual do PT/RS e, essencialmente, um homem que dedicou a vida à luta contra a desigualdade — disse.
A ex-deputada Manuela d’Ávila (PSOL) ressaltou o legado político e humano deixado por Frei Sérgio.
— O Brasil e o Rio Grande do Sul se despedem de um grande lutador, um professor de coerência e coragem. Frei Sérgio sempre me lembrava das razões pelas quais lutamos e de ao lado de quem devemos estar — declarou.
Uma vida dedicada ao povo do campo
Natural do Rio Grande do Sul, Frei Sérgio dedicou sua militância à articulação política e espiritual dos excluídos. Foi uma das figuras centrais na fundação do Movimento dos Pequenos Agricultores, em 1996, e referência nacional na defesa da agricultura camponesa e da soberania alimentar.
Segundo o MPA, sua trajetória foi marcada pelo sacrifício pessoal em prol das causas coletivas. Frei Sérgio realizou cinco greves de fome ao longo da vida, utilizando o próprio corpo como instrumento de denúncia, em lutas por crédito agrícola nos anos 1990, contra a Reforma da Previdência em 2017 e em defesa da democracia, em 2018, em frente ao Supremo Tribunal Federal.
Sobrevivente e cronista do Massacre da Fazenda Santa Elmira, ocorrido em 1989, Frei Sérgio assumiu o compromisso de preservar a memória das lutas camponesas. Essa missão também se refletiu em sua produção intelectual, com obras como Trincheiras da Resistência Camponesa e A Gente Não Quer Só Comida, nas quais defendeu a agricultura camponesa como projeto de vida e de sociedade.
Desde a fundação do portal Sul21, em 2010, Frei Sérgio colaborou com artigos de opinião, sendo sua última publicação em 2020, intitulada Questões emergentes no tempo em que vivemos.
“Frei Sérgio não apenas pregava o Evangelho, ele o vivia nas trincheiras da luta pela terra. Sua vida foi um testemunho de que a espiritualidade e o compromisso político com os pobres são faces da mesma moeda”, destacou o MPA.
O legado de Frei Sérgio Görgen permanece presente nas lutas sociais, na defesa do povo do campo e na memória daqueles que compartilharam com ele décadas de resistência e compromisso com a justiça social.






COMENTÁRIOS