Seja bem-vindo
São Jerônimo, RS,31/03/2026

  • A +
  • A -
Publicidade

Professora é condenada a 14 anos de prisão por estupro de aluno de 13 anos no RS

Sentença de primeira instância também determina perda do cargo público; defesa alega que relação foi consensual e vai recorrer

Banco de Imagens
Professora é condenada a 14 anos de prisão por estupro de aluno de 13 anos no RS A investigação apontou que a professora mantinha um relacionamento extraconjugal com o aluno
Publicidade

Uma professora da rede municipal de uma cidade do Rio Grande do Sul foi condenada a 14 anos de prisão em regime fechado pelo crime de estupro de vulnerável contra um aluno de 13 anos. A decisão, proferida em primeira instância pela Vara Criminal do município, também prevê a perda do cargo público que ela ocupava como auxiliar de educação especial. A ré, de 35 anos, poderá recorrer em liberdade.

Publicidade

De acordo com a sentença, os abusos ocorreram de forma reiterada ao longo de cerca de um ano, período em que a vítima ainda tinha 13 anos. O caso foi descoberto após denúncias feitas à direção da escola em que a educadora e o adolescente estudavam e trabalhavam.

A investigação apontou que a professora mantinha um relacionamento extraconjugal com o aluno, trocava mensagens de teor íntimo e chegou a viajar com ele sem o conhecimento da família. A mãe do adolescente foi alertada pela escola após relatos de que ambos haviam sido vistos se beijando dentro da instituição. Posteriormente, o irmão do garoto encontrou mensagens no celular que confirmavam o envolvimento.

Em depoimento, o adolescente afirmou que “se sentia forçado” a manter o relacionamento e que a professora o ameaçava emocionalmente. Ele também relatou que ela chegou a afirmar que estaria grávida, o que teria sido usado como forma de manipulação.

Segundo os advogados da família, o caso teve impactos graves na vida do jovem:

— O menino repetiu de ano, a família teve que se mudar. Ele ficou com sequelas psicológicas profundas e enfrenta dificuldades na escola — disseram.

Defesa nega abusos e promete recorrer

O advogado de defesa, Leonardo Fraga da Silva, declarou que a condenação “é injusta e desprovida de provas concretas”. A ré admitiu ter tido envolvimento com o adolescente, mas alegou que o relacionamento ocorreu em 2024, após ela ter se afastado da escola, quando o jovem já tinha 14 anos.

Ela afirmou que “sempre tentou impor limites” e que a relação foi consensual e aconteceu apenas uma vez. Segundo a defesa, a professora pretende recorrer da decisão.

Juiz aponta abuso de autoridade

Na decisão, o magistrado destacou que a educadora se aproveitou de sua posição de autoridade e da confiança depositada pela família e pela escola. O juiz considerou que, por se tratar de um menor de 14 anos, a violência é presumida pela lei, sendo irrelevante eventual consentimento.

A professora foi condenada por estupro de vulnerável, abuso de autoridade e continuidade delitiva, com agravante pela condição de educadora e pela frequência dos atos.

A família da vítima foi comunicada da sentença em 17 de outubro.

Prefeitura abriu processo disciplinar

A prefeitura onde a professora é concursada informou que determinou o afastamento da servidora em janeiro, designando-a para um setor sem contato com crianças ou adolescentes. A administração municipal também instaurou Processo Administrativo Disciplinar (PAD).

Conforme o município, a perda do cargo público prevista na sentença só poderá ocorrer após o trânsito em julgado da decisão — ou seja, quando não couber mais recurso.

A cidade e o nome da professora não foram divulgados para preservar a identidade da vítima.


Publicidade



COMENTÁRIOS

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.