Grêmio é goleado pelo Cruzeiro no Mineirão e volta ao Brasileirão com atuação preocupante
Kaio Jorge comanda vitória da Raposa; Tricolor cai para a 12ª posição

O Grêmio teve uma noite para esquecer na retomada do Campeonato Brasileiro. Neste domingo (13/07), o Tricolor foi amplamente dominado e acabou goleado pelo Cruzeiro por 4 a 1, no Mineirão, em partida válida pela 13ª rodada da competição. Kaio Jorge foi o grande nome do jogo, com três gols marcados. Villalba também deixou o dele, enquanto André Henrique descontou para os gremistas.
Com o revés, o time comandado por Mano Menezes estaciona nos 16 pontos e cai para a 12ª colocação na tabela. O próximo desafio é fora do país, contra o Alianza Lima, no Peru, nesta quarta-feira (16/07), pelos playoffs da Copa Sul-Americana.
Superioridade cruzeirense desde o início
Logo nos primeiros minutos, ficou claro que a noite seria difícil para o Grêmio. O Cruzeiro, bem posicionado e eficiente, criou perigo antes dos cinco minutos, obrigando Tiago Volpi a fazer boa defesa em finalização de Kaio Jorge. Sem conseguir se organizar defensivamente, o Tricolor deu espaços, e Matheus Pereira aproveitou para comandar as ações ofensivas da Raposa.
Aos 24 minutos, o meia deu belo passe para Kaio Jorge, que tocou na saída de Volpi e abriu o placar. O Grêmio mal teve tempo de reagir e sofreu o segundo gol logo depois: aos 32, após cruzamento desviado por Christian, Villalba apareceu livre para empurrar para o gol. O lance foi revisado pelo VAR, que confirmou a posição legal do defensor.
Ainda no primeiro tempo, Volpi evitou que o placar fosse mais elástico com duas boas defesas: uma em cabeçada de Wanderson e outra em chute forte de Romero. Já o goleiro Cássio, do Cruzeiro, praticamente não trabalhou na etapa inicial, tamanho o domínio mineiro.
Hat-trick de Kaio Jorge encerra reação gremista
No segundo tempo, o Cruzeiro seguiu pressionando e, logo aos 8 minutos, aumentou a vantagem. Em cobrança de falta de Matheus Pereira, Kaio Jorge apareceu novamente para marcar o terceiro gol dos donos da casa. Tentando mudar o cenário, Mano Menezes lançou Edenilson e André Henrique. A substituição surtiu efeito imediato: aos 18, Edenilson achou André, que finalizou bem e descontou para o Grêmio.
Apesar do respiro, o Tricolor não conseguiu manter a reação. Aos 31, Kaio Jorge completou sua grande atuação com o terceiro gol pessoal, batendo cruzado após passe de Lucas Romero e fechando a goleada em 4 a 1. Ainda houve tempo para Gabigol marcar o que seria o quinto gol cruzeirense, mas o atacante estava em posição de impedimento.
Com nova atuação abaixo do esperado, o Grêmio acende o sinal de alerta para a sequência da temporada e precisa se reestruturar rapidamente para encarar os compromissos decisivos que virão.
COMENTÁRIOS