João Adolfo Guerreiro
JOÃO GUERREIRO | Bradbury e Rodrigues: outubro no Clube do Livro
A Doce Alma Açoriana, de Francisco Rodrigues, será debatido dia 24 no CAT de Santo Amaro

João Adolfo Guerreiro
Na noite do dia 15 e na manhã do dia 24 de outubro, dois livros serão debatidos pelo Clube do Livro de Charqueadas, respectivamente: Fahrenheit 451, de Ray Bradbury; e A Doce Alma Açoriana, de Francisco Pereira Rodrigues.
O primeiro é um clássico do gênero distopia, publicado em 1953. Nele, os bombeiros, em vez de apagar incêndios, caçam e queimam livros, eis que os mesmos estão proibidos em virtude do pensamento crítico e da opinião própria não serem mais permitidos numa América em um futuro não especificado no livro. O título remete à temperatura na qual os livros queimam, 451º fahrenheit. A personagem principal é Guy Montag, um bombeiro que, após conhecer a jovem Clarisse, começa a questionar sua função em tal sociedade. O romance será debatido às 19 horas do dia 15 na Biblioteca Pública Municipal Professora Vera Maria Gauss.
Já A Doce Alma Portuguesa, romance do escritor amarense Francisco Pereira Rodrigues, será abordado na manhã do dia 24 no Centro de Atendimento ao Turista (CAT) de Santo Amaro, em General Câmara, como atividade integrante do XI Sarau Literário de Charqueadas (confira neste link a programação completa do evento). A programação da manhã iniciará com a palestra de Anajara Silva, do CAT, sobre a biografia e obra de Rodrigues, às 09h30min. Às 11h, A Doce Alma Açoriana será debatido. A história se passa em 1752, período da fundação da Vila de Santo Amaro. Rodrigues terminou a escrita do romance na manhã chuvosa - tal como a de hoje - de 1º de dezembro de 1997, como menciona na última página do livro. Aliás, a história encerra num dia de "chuvinha miúda e persistente", em 12 de agosto de 1752. Em 1998 Francisco Pereira Rodrigues publicou A Doce Alma Açoriana pela Martins Livreiro Editor.
Como outubro será o mês do XI Sarau Literário, cujo tema é A Literatura Unindo a Região Carbonífera, os romances, como vimos acima, tem tudo a ver com o evento: falam da importância de livros e da história de nossa região.
Os livros podem ser encontrados na Biblioteca Vera Gauss, no Parcão de Charqueadas, com exemplares disponíveis para empréstimo. Coloquem na agenda literária de vocês, leiam e participem.
COMENTÁRIOS