João Adolfo Guerreiro
JOÃO GUERREIRO | A maldição dos 27 anos no rock
O Stone Brian Jones foi o "fundador" do Clube que só morto entra

João Adolfo Guerreiro
A idade de 27 anos é perigosamente mortal para os roqueiros. O motivo? Drogas, claro, pois os caras eram e são chapadões, desde sempre, em sua absoluta maioria.
Fora isso, não se sabe ao certo, mas o fato é que várias lendas do rock faleceram nessa idade: Brian Jones, Jimi Hendrix, Janis Joplin, Jim Morrison, Kurt Cobain e Amy Winehouse, apenas para citar os mais conhecidos. No início deste mês fez 56 anos da morte do primeiro deles, o guitarrista dos Rolling Stones, Brian Jones, em 03 de julho de 1969.
Brian Jones foi achado morto dentro da piscina de sua casa, na Inglaterra, afogado. Nunca se chegou ao motivo real de sua morte, se aconteceu porque estava muito doidão ao entrar na água e teve um piripaco ou se foi assassinado. Pode ter sido, inclusive, as duas coisas. Não se sabe ao certo (no rock nunca se sabe ao certo), mas se desconfia de um funcionário seu que, inclusive, teria confessado bem mais tarde o crime, antes de morrer. Tem até um filme sobre o caso. Todavia, no rock, valem muito mais as lendas do que os fatos. O sabido é que Jones foi a primeira vítima da maldição dos 27 anos, ou seja, o "sócio fundador" do Clube dos 27, como são comumente chamados e conhecidos.
O genial guitarrista Jimi Hendrix foi o segundo, em 18 de setembro de 1970. Encontrado morto em seu apartamento, em Londres, afogado no próprio vômito, por ingestão de vinho e soníferos. Dezesseis dias depois de Hendrix, em 4 de outubro do mesmo ano, a cantora Janis Joplin foi achada sem vida num hotel em Los Angeles, por overdose de heroína e álcool. Em 3 de julho de 1971, exatamente três anos após Brian Jones, foi a vez do vocalista do The Doors, Jim Morrison, ser encontrado gelado dentro da banheira de seu apartamento, em Paris, pela namorada. A causa foi ataque cardíaco, mas não foi feita autópsia. Como o cara era doidão, a polícia francesa nem se deu ao trabalho?
Passando muitos anos latente, a maldição voltaria a atacar um ícone do rock em 1994, no dia 5 de abril: o vocalista da banda Nirvana, Kurt Cobain, suicidou-se com um tiro em sua casa, em Seattle, sendo o corpo encontrado no dia 8 por um eletricista. A cantora Amy Winehouse morreu em sua cama, em Londres, em 23 de julho de 2011, o óbito sendo constatado por um segurança. Motivo: consumo excessivo de álcool após uma longa abstinência do mesmo.
Como vimos acima, três dos grupos dos 27 se foram no mês de julho. Dias 3, 3 e 23, pra quem curte números. Como julho ainda não terminou, logo, pode ser que ainda o clube aumente. Só que os roqueiros estão ficando velhos e fora de moda, não sei se tem alguém famoso por aí com essa idade, "digno" (!?) de entrar para o clube, mesmo contra vontade, obviamente.
COMENTÁRIOS