OPINIÃO | Professor não recebe mal

Nunca vi um professor receber mal o gás de pimenta ordenado pelo gestor do Estado

Por Portal de Notícias 04/12/2019 - 11:32 hs
Foto: Carmem Lise da Silva Dias / Divulgação
OPINIÃO | Professor não recebe mal
Professora tira selfie em frente aos policiais do Choque, em Porto Alegre

Júnior Dihl


Tento em poucas palavras desconstruir um grande mito da nossa sociedade: que professor recebe mal. É uma injustiça sem tamanho esbravejar isso em discursos, pois poucos profissionais recebem como os professores. A ótica está invertida e os valores transcendem a moralidade de tudo que fora dito sobre como deveriam receber os profissionais que atuam na Educação.

Qual professor não ouviu o comentário “Todo professor tem carro bom”, ou “Já viu professor a pé?”? Como se fosse um absurdo um profissional assalariado financiar um automóvel. Junto a isso têm os comentários de pessoas que acham que professor deve dar aula por vocação e não pelo salário, que o professor não sabe lidar com o seu filho, que o professor não sabe o que fala, que o professor tem dois meses de férias, que tem folga demais (como se em quase todas não fossem para preparar aulas ou corrigir trabalhos), que isso e aquilo.

Mas vamos ao mérito do texto. Você conhece algum professor que recebe mal? Se sim, apresente-me, pois eu nunca vi! Nunca vi um professor receber mal um aluno, nunca vi um professor receber mal qualquer critica, nunca vi um professor receber mal as ofensas mensais em seu contracheque, nunca vi um professor receber mal o gás de pimenta ordenado pelo gestor do Estado, nunca vi um professor receber mal os juros das contas atrasadas por não receber em dia seu salário.

Nunca vi um professor receber mal as ofensas de alunos sem limites, nunca vi um professor receber mal os questionamentos tendenciosos de quem nunca estudou sobre docência, nunca vi um professor receber mal os socos e pontapés em agressões diversas, nunca vi um professor receber mal o desmonte de um estado em favor de uma minoria elitista, nunca vi um professor receber mal as falácias de um representante público que não frequenta a escola pública, nunca vi um professor receber mal toda balbúrdia que há em Brasília.

Paguem-no em dia, paguem-no um salário justo e compatível com a sua qualificação, tratem-no com respeito e educação, tratem-no como Professor. Mesmo com todas as adversidades os alunos se sentem acolhidos e bem recebidos por seus professores.

De bem com a vida, de braços abertos e com um sorriso nos lábios, enfatizo, por fim, que nós, professores, recebemos bem.

(*) Pedagogo, poeta e escritor

--------------------------

Nota do Editor: a fotografia que ilustra o texto é de autoria da professora Carmem Lise da Silva Dias e foi tirada durante ato de protesto realizado em frente ao Palácio Piratini, no dia 26/11/2019.