Programa inovador de estágio consolida aproximação entre IFSul e Gerdau em Charqueadas
Voltado exclusivamente a estudantes do Instituto, projeto realizado à multinacional reúne alunos do IFSul em um modelo inovador de startup dentro da empresa

qualidade da sua formação profissional e tecnológica. De outro, uma
multinacional referência na produção de aço no Brasil em busca de jovens
talentos. Assim, por meio de uma parceria interinstitucional, o câmpus
Charqueadas do Instituto Federal Sul-rio-grandense (IFSul) e a Gerdau estão
levando para a empresa futuros profissionais altamente capacitados e
proporcionando a esses estudantes colocarem em prática o conhecimento
adquirido.
Iniciado no final do primeiro semestre deste ano, o projeto de parceria
tecnológica entre o IFSul e a empresa está em pleno andamento. Na sexta-feira
(1º/11), o reitor do instituto, Flávio Nunes, e o diretor-geral do câmpus Charqueadas,
Jeferson Wolf, acompanhados de suas equipes, foram à sede da Gerdau para
conhecer os detalhes da parceria e conhecer o impacto do projeto na formação
dos estudantes.
PARCERIA COM O IFSUL RESULTA EM UM
MODELO INÉDITO DE STARTUP DENTRO DA EMPRESA
E foi com um programa inédito na empresa que a parceria com o IFSul se
estabeleceu. Paralelamente aos processos seletivos regulares de estágio, a
Gerdau abriu uma seleção de estagiários exclusiva para estudantes do câmpus
Charqueadas. Dentro do processo, foram abertas cinco vagas. Após a divulgação
no câmpus, mais de 20 estudantes se inscreveram, conta o professor e
coordenador do projeto, Vinícius Silveira Borba. Entre os cinco selecionados,
dois são do curso técnico em Informática, um do técnico em Mecatrônica e dois
da Engenharia de Controle e Automação. As atividades desenvolvidas pelo grupo
são na área de programação e automação e envolvem a resolução de desafios de
sistemas de softwares da unidade e acompanhamento de atividades da equipe de
automação da usina. Todas as atividades desenvolvidas pelos estagiários são
acompanhadas diretamente pelos professores que integram a equipe do projeto.
No modelo de estágio firmado junto ao IFSul, consolidou-se uma startup dentro
da Gerdau com a equipe de estudantes selecionados. O objetivo do grupo é propor
soluções inovadoras e sustentáveis para os principais processos de computação e
automação identificados como prioritários pela empresa. E, em contrapartida,
além de os estudantes serem contratados como estagiários da Gerdau, a empresa
ainda investe mensalmente o valor equivalente a duas bolsas CNPQ em material
permanente e de consumo para a realização de projetos e ações de pesquisa e
extensão no câmpus Charqueadas.
UMA NOVA VISÃO SOBRE O ESTUDANTE DO
IFSUL
A consolidação da parceria, de acordo com Vinícius, operou uma importante
mudança na relação entre as instituições.
- Por muito tempo, sempre escutamos que o IFSul forma cidadãos e profissionais
para atuarem no mundo do trabalho, mas o que esse projeto mostra é que o
contrário também acontece. Nós estamos agora formando o mundo do trabalho para
o nosso estudante. Com essa aproximação, as empresas começam a perceber todo o
potencial dos nossos alunos - destaca o docente.
Segundo ele, há dois anos, por exemplo, a empresa tinha apenas seis estudantes
do IFSul como estagiários; hoje, já são 36 alunos do instituto estagiando na
Gerdau.
O Mão na Massa, de acordo com o gerente técnico de engenharia da Gerdau,
Geraldo André Fagundes, surgiu quando as duas instituições perceberam que
poderiam fazer trocas muito gratificantes para ambos os lados.
- Aqui na empresa, por exemplo, tínhamos vários desafios na área de automação e
computação. Por outro lado, lá no câmpus, os professores estavam sempre em
busca de problemas nessa área para levar aos estudantes - comenta.
Segundo Geraldo, além da contratação na empresa dentro de um modelo inovador de
startup, os estagiários participantes do projeto também integram o programa de
desenvolvimento da empresa, que busca formar profissionais a partir de uma
trilha de aprendizagem composta por ações práticas, troca de experiências e
capacitações teóricas.
- Os projetos iniciais aqui na empresa abriram a nossa mente. Tínhamos um
problema para resolver, sentamos para discutir dentro da equipe e depois
começamos a entrar em contato com diferentes áreas da Gerdau. Foi uma
experiência essencial para nos integrarmos às áreas e sabermos como conseguir
mobilizar as pessoas e os recursos necessários para colocar um projeto em
prática - avalia a estudante de Engenharia de Controle e Automação, Fernanda
Sampaio Rodrigues, que também cursou o técnico em Mecatrônica na instituição.
Assim como Fernanda, o estudante do curso técnico em Informática Lorenzo de
Castro Kersting vê no estágio uma oportunidade única para desenvolver o senso
de pertencimento e de responsabilidade em relação a um projeto coletivo.
- Aqui ninguém precisa me falar para trabalhar de tal a tal horário, por
exemplo. Nós nos sentimos parte de um projeto e recebemos um feedback constante
da empresa sobre o que fazemos. Percebemos que a empresa não nos vê como uma
mão de obra que apenas executa; temos total autonomia para pensar e propor
ideias novas - destaca o estudante.
DA TEORIA À PRÁTICA, DA PRÁTICA À TEORIA
Para o professor e integrante da equipe do projeto, Calebe Micael de Oliveira
Conceição, a experiência do estágio tem reflexos tanto no desenvolvimento
técnico quanto pessoal dos estudantes.
- Quanto à questão pessoal, vemos um crescimento enorme neles: além de
adquirirem maturidade, estão aprendendo a lidar com dificuldades, ganhando
autoconfiança sobre o potencial técnico que têm e aprendendo a trabalhar com as
diferenças presentes dentro do grupo – diz, complementado que em relação à
questão técnica, os estudantes estão se aprimorando cada vez mais.
O impacto de um projeto que conecta instituição de ensino e empresa, aliás, não
se percebe apenas entre os estudantes diretamente envolvidos no programa.
Calebe conta que as experiências práticas no estágio têm sido levadas para
dentro do câmpus.
- Na sala de aula, quando estamos explicando algum conteúdo para a turma, tem
sido comum eles levarem exemplos práticos do que veem no estágio para
compartilhar com os colegas o que estão aprendendo, é bastante enriquecedor -
avaia.
Considerado um importante avanço nas relações entre o instituto e o setor
produtivo, o projeto desenvolvido com a Gerdau, de acordo com o reitor Flávio
Nunes, tem sido motivo de entusiasmo entre os estudantes participantes, os
servidores envolvidos nas orientações e as gestões do câmpus e da empresa.
Flávio destaca que a iniciativa abre um espaço novo nas relações
interinstitucionais, pois “prevê a criação de novos produtos a partir do
conhecimento dos estudantes aplicados na solução de problemas ou no aperfeiçoamento
do processo produtivo da empresa”.
SAIBA MAIS
O projeto “Parceria Tecnológica IFSul Empresas”, do câmpus Charqueadas, tem
como objetivo criar e estreitar laços entre o IFSul e os arranjos produtivos
locais por meio de parcerias tecnológicas. Registrado como projeto de extensão
no edital 01/2018, a proposta contemplou a realização de uma chamada pública
para que empresas aderissem ao processo. Após a homologação do resultado da
chamada pública, os estágios dos cinco estudantes na Gerdau foram iniciados em
junho deste ano.
Visita técnica - Na visita à empresa, também integraram a comitiva do IFSul a
pró-reitora de Extensão e Cultura Gisela Loureiro Duarte, o diretor de Relações
com a Sociedade Edgar Mattarredona, o coordenador de Interação com a Sociedade
Miguel Felberg e o professor do câmpus Charqueadas e integrante da equipe do
projeto Vinícius Guimarães.
As informações são do IFSul Charqueadas
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