Programa inovador de estágio consolida aproximação entre IFSul e Gerdau em Charqueadas

Voltado exclusivamente a estudantes do Instituto, projeto realizado à multinacional reúne alunos do IFSul em um modelo inovador de startup dentro da empresa

Por Portal de Notícias 06/11/2019 - 14:48 hs
Foto: Divulgação / IFSul Charqueadas
Programa inovador de estágio consolida aproximação entre IFSul e Gerdau em Charqueadas
Parceria leva para a empresa futuros profissionais altamente capacitados

De um lado, uma instituição federal reconhecida pela qualidade da sua formação profissional e tecnológica. De outro, uma multinacional referência na produção de aço no Brasil em busca de jovens talentos. Assim, por meio de uma parceria interinstitucional, o câmpus Charqueadas do Instituto Federal Sul-rio-grandense (IFSul) e a Gerdau estão levando para a empresa futuros profissionais altamente capacitados e proporcionando a esses estudantes colocarem em prática o conhecimento adquirido.

Iniciado no final do primeiro semestre deste ano, o projeto de parceria tecnológica entre o IFSul e a empresa está em pleno andamento. Na sexta-feira (1º/11), o reitor do instituto, Flávio Nunes, e o diretor-geral do câmpus Charqueadas, Jeferson Wolf, acompanhados de suas equipes, foram à sede da Gerdau para conhecer os detalhes da parceria e conhecer o impacto do projeto na formação dos estudantes.

PARCERIA COM O IFSUL RESULTA EM UM MODELO INÉDITO DE STARTUP DENTRO DA EMPRESA

E foi com um programa inédito na empresa que a parceria com o IFSul se estabeleceu. Paralelamente aos processos seletivos regulares de estágio, a Gerdau abriu uma seleção de estagiários exclusiva para estudantes do câmpus Charqueadas. Dentro do processo, foram abertas cinco vagas. Após a divulgação no câmpus, mais de 20 estudantes se inscreveram, conta o professor e coordenador do projeto, Vinícius Silveira Borba. Entre os cinco selecionados, dois são do curso técnico em Informática, um do técnico em Mecatrônica e dois da Engenharia de Controle e Automação. As atividades desenvolvidas pelo grupo são na área de programação e automação e envolvem a resolução de desafios de sistemas de softwares da unidade e acompanhamento de atividades da equipe de automação da usina. Todas as atividades desenvolvidas pelos estagiários são acompanhadas diretamente pelos professores que integram a equipe do projeto.
No modelo de estágio firmado junto ao IFSul, consolidou-se uma startup dentro da Gerdau com a equipe de estudantes selecionados. O objetivo do grupo é propor soluções inovadoras e sustentáveis para os principais processos de computação e automação identificados como prioritários pela empresa. E, em contrapartida, além de os estudantes serem contratados como estagiários da Gerdau, a empresa ainda investe mensalmente o valor equivalente a duas bolsas CNPQ em material permanente e de consumo para a realização de projetos e ações de pesquisa e extensão no câmpus Charqueadas.

UMA NOVA VISÃO SOBRE O ESTUDANTE DO IFSUL

A consolidação da parceria, de acordo com Vinícius, operou uma importante mudança na relação entre as instituições.
- Por muito tempo, sempre escutamos que o IFSul forma cidadãos e profissionais para atuarem no mundo do trabalho, mas o que esse projeto mostra é que o contrário também acontece. Nós estamos agora formando o mundo do trabalho para o nosso estudante. Com essa aproximação, as empresas começam a perceber todo o potencial dos nossos alunos - destaca o docente.
Segundo ele, há dois anos, por exemplo, a empresa tinha apenas seis estudantes do IFSul como estagiários; hoje, já são 36 alunos do instituto estagiando na Gerdau.
O Mão na Massa, de acordo com o gerente técnico de engenharia da Gerdau, Geraldo André Fagundes, surgiu quando as duas instituições perceberam que poderiam fazer trocas muito gratificantes para ambos os lados.
- Aqui na empresa, por exemplo, tínhamos vários desafios na área de automação e computação. Por outro lado, lá no câmpus, os professores estavam sempre em busca de problemas nessa área para levar aos estudantes - comenta.
Segundo Geraldo, além da contratação na empresa dentro de um modelo inovador de startup, os estagiários participantes do projeto também integram o programa de desenvolvimento da empresa, que busca formar profissionais a partir de uma trilha de aprendizagem composta por ações práticas, troca de experiências e capacitações teóricas.
- Os projetos iniciais aqui na empresa abriram a nossa mente. Tínhamos um problema para resolver, sentamos para discutir dentro da equipe e depois começamos a entrar em contato com diferentes áreas da Gerdau. Foi uma experiência essencial para nos integrarmos às áreas e sabermos como conseguir mobilizar as pessoas e os recursos necessários para colocar um projeto em prática - avalia a estudante de Engenharia de Controle e Automação, Fernanda Sampaio Rodrigues, que também cursou o técnico em Mecatrônica na instituição.
Assim como Fernanda, o estudante do curso técnico em Informática Lorenzo de Castro Kersting vê no estágio uma oportunidade única para desenvolver o senso de pertencimento e de responsabilidade em relação a um projeto coletivo.
- Aqui ninguém precisa me falar para trabalhar de tal a tal horário, por exemplo. Nós nos sentimos parte de um projeto e recebemos um feedback constante da empresa sobre o que fazemos. Percebemos que a empresa não nos vê como uma mão de obra que apenas executa; temos total autonomia para pensar e propor ideias novas - destaca o estudante.

DA TEORIA À PRÁTICA, DA PRÁTICA À TEORIA

Para o professor e integrante da equipe do projeto, Calebe Micael de Oliveira Conceição, a experiência do estágio tem reflexos tanto no desenvolvimento técnico quanto pessoal dos estudantes.
- Quanto à questão pessoal, vemos um crescimento enorme neles: além de adquirirem maturidade, estão aprendendo a lidar com dificuldades, ganhando autoconfiança sobre o potencial técnico que têm e aprendendo a trabalhar com as diferenças presentes dentro do grupo – diz, complementado que em relação à questão técnica, os estudantes estão se aprimorando cada vez mais.
O impacto de um projeto que conecta instituição de ensino e empresa, aliás, não se percebe apenas entre os estudantes diretamente envolvidos no programa. Calebe conta que as experiências práticas no estágio têm sido levadas para dentro do câmpus.
- Na sala de aula, quando estamos explicando algum conteúdo para a turma, tem sido comum eles levarem exemplos práticos do que veem no estágio para compartilhar com os colegas o que estão aprendendo, é bastante enriquecedor - avaia.
Considerado um importante avanço nas relações entre o instituto e o setor produtivo, o projeto desenvolvido com a Gerdau, de acordo com o reitor Flávio Nunes, tem sido motivo de entusiasmo entre os estudantes participantes, os servidores envolvidos nas orientações e as gestões do câmpus e da empresa. Flávio destaca que a iniciativa abre um espaço novo nas relações interinstitucionais, pois “prevê a criação de novos produtos a partir do conhecimento dos estudantes aplicados na solução de problemas ou no aperfeiçoamento do processo produtivo da empresa”.

SAIBA MAIS

O projeto “Parceria Tecnológica IFSul Empresas”, do câmpus Charqueadas, tem como objetivo criar e estreitar laços entre o IFSul e os arranjos produtivos locais por meio de parcerias tecnológicas. Registrado como projeto de extensão no edital 01/2018, a proposta contemplou a realização de uma chamada pública para que empresas aderissem ao processo. Após a homologação do resultado da chamada pública, os estágios dos cinco estudantes na Gerdau foram iniciados em junho deste ano.
Visita técnica - Na visita à empresa, também integraram a comitiva do IFSul a pró-reitora de Extensão e Cultura Gisela Loureiro Duarte, o diretor de Relações com a Sociedade Edgar Mattarredona, o coordenador de Interação com a Sociedade Miguel Felberg e o professor do câmpus Charqueadas e integrante da equipe do projeto Vinícius Guimarães.

As informações são do IFSul Charqueadas