Fepam realiza treinamentos de emergências ambientais em parceria com a Braskem em Triunfo

Simulação envolveu controle de vazamento de produtos químicos nas águas do Terminal Fluvial Santa Clara. Novo exercício ocorre na sexta-feira

Por Portal de Notícias 06/08/2019 - 17:00 hs
Foto: Divulgação / Fepam
Fepam realiza treinamentos de emergências ambientais em parceria com a Braskem em Triunfo
Simulação envolveu controle de vazamento de produtos químicos nas águas do Terminal Fluvial Santa Cl

Analistas das Divisões de Emergências e de Atividades Industriais da Fundação Estadual de Proteção Ambiental Henrique Luiz Roessler (Fepam) irão participar, na próxima sexta-feira (9), de um simulado promovido pela empresa Braskem em um cenário de acidente rodoviário. O exercício será realizado no anel que dá acesso às empresas do Polo Petroquímico de Triunfo, na Região Metropolitana. A Fepam é uma vinculada da Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura (Sema).

A atividade simulará um acidente envolvendo um veículo de passeio e uma carreta transportando produto químico, e testará o fluxo de comunicação, tempos de resposta e ações que devem ser tomadas pelas equipes capacitadas neste tipo de ocorrência.
Na manhã de quinta-feira (1º), os analistas participaram de outro simulado de atendimento a emergências ambientais. O exercício, também organizado pela Braskem, aconteceu junto ao Terminal Fluvial Santa Clara.
O cenário do treinamento envolveu a simulação de vazamento de produtos químicos perigosos nas águas do canal. Em resposta, os analistas trabalharam na mobilização de pessoal e de equipamentos utilizados para conter e recolher os produtos de forma a minimizar os possíveis riscos e impactos ambientais.
A atividade teve como objetivo fortalecer os protocolos de segurança, mensurar os tempos de resposta e alinhar o trabalho das equipes em casos reais de acidentes.