Charqueadas, São Jerônimo e Triunfo serão beneficiadas por maior obra da história da Sulgás
Primeira etapa do projeto de R$ 164 milhões prevê expansão da rede de gás natural entre os três municípios da Região Carbonífera
Primeira etapa do projeto de R$ 164 milhões prevê expansão da rede de gás natural entre os três municípios da Região Carbonífera Charqueadas, São Jerônimo e Triunfo estarão no centro da maior obra de expansão já realizada pela Sulgás no Rio Grande do Sul. Com investimento de quase R$ 164 milhões, o projeto prevê a implantação de 190 quilômetros de gasodutos e terá início justamente na Região Carbonífera, conectando os três municípios por meio de uma nova rede de distribuição de gás natural.
A obra integra o plano de ampliação da companhia para levar o combustível a nove municípios gaúchos, fortalecendo a infraestrutura energética e impulsionando o desenvolvimento econômico regional. Além de Charqueadas, São Jerônimo e Triunfo, também serão contempladas as cidades de Bom Retiro do Sul, Cruzeiro do Sul, Estrela, Taquari, Venâncio Aires, Lajeado e Santa Cruz do Sul.
O início dos trabalhos está previsto para novembro. A execução completa deverá ocorrer em etapas ao longo dos próximos sete a dez anos.
Região Carbonífera será ponto de partida
A primeira fase do empreendimento terá foco direto em Charqueadas, São Jerônimo e Triunfo. O projeto prevê a construção de um gasoduto de aproximadamente 10 quilômetros atravessando Charqueadas até chegar a São Jerônimo, na margem esquerda do Rio Jacuí.
Paralelamente, a estrutura já existente em Triunfo, onde está localizado o Polo Petroquímico, será ampliada em direção à área mais próxima ao centro da cidade. A medida criará uma ligação estratégica entre os municípios e garantirá maior segurança no abastecimento.
Segundo a Sulgás, a chamada "redundância operacional" permitirá que o fornecimento de gás seja mantido mesmo em caso de interrupção em algum trecho da rede, aumentando a confiabilidade do sistema para consumidores residenciais, comerciais e industriais.
Desenvolvimento para a região
A chegada da rede de gás natural é vista como um importante avanço para a Região Carbonífera. Além de ampliar a oferta de energia para empresas já instaladas, o projeto poderá atrair novos investimentos industriais e fortalecer setores produtivos locais.
A expectativa é de que a infraestrutura beneficie diretamente atividades econômicas ligadas à indústria, logística e serviços, segmentos com forte presença em Charqueadas, São Jerônimo e Triunfo.
Expansão seguirá para os vales
Após a conclusão da primeira etapa, a Sulgás dará início à ligação entre Triunfo e Mariante, distrito de Venâncio Aires. Este trecho é considerado o mais complexo da obra, pois exigirá a travessia dos rios Jacuí e Taquari.
Na sequência, a rede será estendida até Lajeado e Santa Cruz do Sul, consolidando a integração dos vales do Taquari e do Rio Pardo ao sistema estadual de distribuição de gás natural.
Quando concluído, o empreendimento será o maior projeto de expansão da história da Sulgás, superando inclusive a obra que levou gás canalizado à região da Serra Gaúcha.





COMENTÁRIOS