Ministério do Turismo reabre inscrições para curso gratuito de atendimento ao turista
Interessados já podem se inscrever a partir desta terça-feira (16). Qualificação profissional online contribui para a melhoria do receptivo ao viajante em todo o país

turístico terão uma nova chance de aprimorar conhecimentos, melhorar o
currículo e contribuir para o desenvolvimento do mercado de viagens no país. O
Ministério do Turismo reabre nesta terça-feira (16) as inscrições para o curso
de atendimento a visitantes oferecido pelo Canal Brasil Braços Abertos (BBA),
plataforma online totalmente gratuita.
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A capacitação, aberta a qualquer pessoa com mais de 15 anos, pode ser feita a
partir de equipamentos conectados à internet, como computadores, tablets e
smartphones. O prazo de cadastro termina em 31 de dezembro e o aluno deve
concluir o curso até 30 de março de 2020. O ministro do Turismo, Marcelo Álvaro
Antônio, ressalta que a iniciativa impulsiona avanços no setor.
- Nossa gestão tem adotado várias ações para reforçar o turismo, mas isso exige
crescente qualificação. Com isso, nós aprimoramos a capacidade de atender bem
os visitantes e contribuímos para a geração de emprego e renda no Brasil - ressalta.
O curso, com um total de 80 horas-aula, se divide em quatro módulos:
Introdução, Atendimento, Comunicação e Temas Transversais. A capacitação usa
linguagem simples e engloba conteúdos como noções de inglês, ética e marketing,
transmitidos por meio de jogos e vídeos. O secretário Nacional de
Desenvolvimento e Competitividade do MTur, Aluizer Malab, destaca os esforços
conjuntos por adesões ao canal.
- É muito importante o engajamento dos secretários estaduais e municipais de
Turismo pela participação dos profissionais nesta iniciativa, uma vez que
qualquer município do Brasil pode acessar a plataforma - observa.
A conclusão do curso exige que o inscrito some um total de 696 pontos no
sistema. Ao final da capacitação, o próprio aluno pode emitir um certificado,
chancelado pelo MTur e pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia
do Rio de Janeiro (IFRJ), que é válido como curso de extensão. A plataforma do
BBA também oferece atendimento direto aos alunos, pelo email pea@turismo.gov.br ou pelo telefone
gratuito 0800 200 8484.
QUALIFICADOS
O BBA formou 2.349 pessoas na sua última edição (2018/2019), concluída em 30
de abril deste ano. Uma delas foi Gladys Dinah, secretária de Turismo de
Pomerode (SC), cidade conhecida como ‘a mais alemã do Brasil’. Ela conta que a
qualificação permitiu uma melhor orientação da própria equipe.
- O curso me subsidiou para orientar nossos recepcionistas, como em museus. A
questão da gentileza, de ser prestativo, foi apresentada no curso de uma forma
muito didática e prática. Essa é uma base para o primeiro contato com os
turistas, o que pode deixar uma ótima impressão - aponta.
Já a guia de turismo Alcimari Franco, coordenadora da Associação Turística da
Rota da Uva de Jundiaí (SP), que reúne vinícolas da região, frisa que a
capacitação aprimorou a recepção de estrangeiros.
- O curso abrange coisas básicas, que você necessita diariamente, como a
questão do inglês. A capacitação me orientou principalmente sobre, por exemplo,
como o ferecer um cardápio em inglês a um estrangeiro. O turista já se sente
acolhido, e no nosso caso tem muito turista chinês, que geralmente fala inglês
- comenta.
AVALIAÇÃO
De acordo com uma pesquisa promovida pelo MTur com alunos da última edição
do curso, 95% dos que responderam apontaram a flexibilidade de horário e local
para estudar como a principal motivação da qualificação. Outros 90% citaram a
chance de aperfeiçoamento profissional. A coordenadora-geral de Qualificação do
Ministério do Turismo, Neuza Portugal, afirma que o curso busca atender às
necessidades dos interessados e também de qualificação do mercado.
- O curso, voltado aos profissionais que atuam na linha de frente do turismo,
independente do perfil de ocupação, permite que o aluno, especialmente o que já
trabalha, planeje seus estudos conforme a disponibilidade de horário. Trata-se
de uma excelente oportunidade de se posicionar melhor no mercado, aumentando as
possibilidades de contratação na área e aprimorando, de forma geral, o nível de
excelência do atendimento ao turista no Brasil - salienta.
De acordo com a pesquisa, 84% citaram a possibilidade de obter um certificado
como motivação, e 80% elegeram a facilidade de acesso às aulas. Já 77%
indicaram a ampliação das oportunidades de inserção no mercado de trabalho. A
pesquisa, realizada entre 16 de maio e 4 de junho deste ano, consultou um total
de 480 voluntários.
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