RS terá fim de semana de chuva, temporais e temperaturas próximas dos 30°C
Sábado concentra maior risco de tempestades, com possibilidade de granizo de grande porte e rajadas de vento de até 80 km/h em diversas regiões
RS terá fim de semana de chuva, temporais e temperaturas próximas dos 30°C O Rio Grande do Sul terá um fim de semana marcado pela instabilidade, com previsão de chuva em praticamente todas as regiões do Estado. O cenário mais preocupante está previsto para este sábado (15), quando há possibilidade de temporais acompanhados de granizo e ventos fortes.
De acordo com a Climatempo, entre a tarde e a noite de sábado, áreas do Noroeste, Norte, Missões, Centro, Serra, Vales, Região Metropolitana de Porto Alegre e Litoral Norte poderão registrar tempestades isoladas. Há risco de granizo de grande porte e rajadas de vento que podem chegar a 80 km/h.
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) mantém dois alertas de tempestade para o Estado. Um deles é de nível laranja, classificado como "perigo", abrangendo justamente as regiões com maior possibilidade de temporais. O segundo é amarelo, de "perigo potencial", e contempla todo o território gaúcho.
Risco de elevação de rios
Além dos temporais, a Defesa Civil chama atenção para a possibilidade de elevação do Rio Jacuí na região de Dona Francisca, na Região Central. O local está sob alerta de risco "muito alto" devido às condições previstas para os próximos dias.
Nas demais áreas do Estado, a chuva tende a ocorrer de forma mais irregular e com menor intensidade. Os volumes previstos ficam entre 10 e 40 milímetros ao longo do sábado.
Temperaturas variam bastante
O fim de semana também será marcado por uma grande diferença de temperatura entre as regiões gaúchas. Durante as primeiras horas do dia, algumas áreas poderão registrar temperaturas abaixo dos 15°C.
À tarde, porém, o cenário muda, e os termômetros podem se aproximar dos 30°C em algumas localidades.
A combinação entre calor, umidade e a presença de áreas de instabilidade favorece a formação de temporais em diferentes pontos do Estado. A previsão é de que a chuva continue ocorrendo até segunda-feira (17), mantendo o tempo instável em grande parte do Rio Grande do Sul.
Região Carbonífera
Na Região Carbonífera, a tendência é de tempo instável durante o fim de semana, com possibilidade de chuva e formação de áreas de instabilidade.
A previsão do tempo para sábado é de sol com muitas nuvens e períodos de céu nublado. Noite com pancadas de chuva. As temperaturas variam entre 15°C e 22°C.
Já a previsão para domingo é de muitas nuvens de manhã, com chuva. À tarde, céu nublado com possibilidade de garoa. À noite o tempo abre. Os termômetros variam entre 16°C e 23°C.






COMENTÁRIOS