Seja bem-vindo
São Jerônimo, RS,15/06/2026

  • A +
  • A -
Publicidade

Operação na PEJ busca combater atuação de facções criminosas em Charqueadas

Ação realizada pelo Ministério Público e Brigada Militar mobilizou cerca de 400 agentes e integra operação nacional de enfrentamento ao crime organizado

MPRS / Divulgação
Operação na PEJ busca combater atuação de facções criminosas em Charqueadas Ação realizada pelo Ministério Público e Brigada Militar mobilizou cerca de 400 agentes e integra operação nacional de enfrentamento ao crime organizado
Publicidade

Uma revista geral foi realizada na manhã desta segunda-feira (15) na Penitenciária Estadual do Jacuí (PEJ), em Charqueadas, como parte da quinta etapa da Operação Convergência Nacional no Rio Grande do Sul. A ação foi conduzida pelo Ministério Público do Rio Grande do Sul (MPRS), por meio do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECO) e da Promotoria de Justiça de Execução Criminal de Novo Hamburgo, em conjunto com a Brigada Militar.

Publicidade

A operação mobilizou cerca de 400 agentes e integra o projeto Frequência Zero, iniciativa voltada ao combate à atuação de organizações criminosas dentro do sistema prisional.

O objetivo da revista foi localizar e apreender materiais ilícitos em posse de apenados ligados a diferentes facções criminosas que atuam a partir da unidade prisional. Entre os principais alvos da ação estão aparelhos celulares, chips telefônicos, drogas e outros objetos utilizados para a prática de crimes dentro e fora dos presídios.

De acordo com o Ministério Público, investigações apontam que grupos criminosos utilizam a penitenciária como base para coordenar atividades ilícitas, mantendo contato com integrantes em liberdade por meio de sistemas clandestinos de comunicação. Também há registros do uso de drones e de arremessos sobre os muros da unidade para introdução de materiais proibidos.

Os materiais apreendidos durante a operação ainda estavam sendo contabilizados ao longo do dia.

Apreensões anteriores

Dados divulgados pelo MPRS mostram a dimensão do problema enfrentado na unidade prisional. Entre 2025 e abril de 2026, foram apreendidos na Penitenciária Estadual do Jacuí 646 celulares, 758 chips telefônicos e mais de 12 quilos de entorpecentes.

Segundo o órgão, os números evidenciam a atuação contínua das organizações criminosas e os desafios para impedir o ingresso de materiais ilícitos no sistema penitenciário.

Projeto Frequência Zero

O projeto Frequência Zero é uma iniciativa do GAECO voltada à neutralização do uso de celulares por integrantes de facções criminosas dentro dos presídios. A estratégia inclui o mapeamento de sinais de comunicação clandestina, a identificação de aparelhos utilizados ilegalmente e o bloqueio definitivo dos dispositivos por meio do cancelamento do IMEI, impedindo que os equipamentos voltem a funcionar em qualquer lugar do país.

A Operação Convergência Nacional é coordenada pelo Grupo Nacional de Combate às Organizações Criminosas (GNCOC) e ocorre simultaneamente em diferentes estados brasileiros, com foco na desarticulação de facções e no enfraquecimento das estruturas criminosas que atuam a partir das unidades prisionais.


Publicidade



COMENTÁRIOS

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.