Seja bem-vindo
São Jerônimo, RS,18/05/2026

  • A +
  • A -
Publicidade

Frio volta a se intensificar no RS e temperaturas devem cair até o fim da semana

Nova massa de ar polar mantém tempo seco e favorece madrugadas geladas, com possibilidade de geada em algumas regiões; confira a previsão para a Região Carbonífera

Rovena Rosa / Agência Brasil
Frio volta a se intensificar no RS e temperaturas devem cair até o fim da semana Frio volta a se intensificar no RS e temperaturas devem cair até o fim da semana
Publicidade

O Rio Grande do Sul inicia a semana sob influência de uma nova massa de ar polar, que reforça o frio em todo o Estado e deve provocar as menores temperaturas entre quarta-feira (20/05) e quinta-feira (21/05). A previsão indica dias de tempo mais estável e predomínio do sol na maior parte das regiões, após a passagem de uma frente fria durante o fim de semana.

Publicidade

Ainda há chance de chuva nesta segunda-feira (18/05), especialmente em áreas do Centro e Norte gaúcho. Com o afastamento da instabilidade, o ar frio e seco avança e derruba as temperaturas, principalmente na Campanha, no Sul e no Oeste.

As madrugadas mais frias devem ocorrer a partir de terça-feira (19/05), com maior intensidade entre quarta e quinta. Em grande parte do interior, as mínimas devem variar entre 3°C e 4°C, com registros ainda menores em pontos mais altos e áreas de baixada.

A combinação entre ar seco e temperaturas baixas favorece a formação de geada, especialmente na Serra, Campanha e outras áreas de maior altitude. A tendência, no entanto, é de ocorrência localizada e sem grande intensidade.

Ao longo da semana, o tempo deve permanecer firme em boa parte do Estado, com períodos de maior nebulosidade em algumas regiões e sensação de frio úmido em determinados momentos.

A previsão aponta ainda para o retorno da chuva no próximo fim de semana. Entre sábado (23/05) e domingo (24/05), novas áreas de instabilidade podem avançar sobre o território gaúcho, mas, até o momento, não há indicativo de precipitações volumosas.

Região Carbonífera

A semana começa com mudança no tempo na Região Carbonífera, com a chegada de uma nova massa de ar frio que derruba as temperaturas e mantém o clima típico de inverno nos próximos dias.

Nesta segunda-feira (18), o dia será de céu nublado e chuva pela manhã, com aberturas de sol à tarde. A mínima prevista é de 10°C e a máxima de 15°C, com acumulado de quase 4 milímetros de chuva.

A partir de terça-feira (19), o tempo firme volta a predominar na região. O sol aparece entre nuvens e a temperatura cai ainda mais. A mínima deve chegar aos 7°C, enquanto a máxima alcança 16°C. Há possibilidade de névoa ao amanhecer e céu limpo durante a noite.

Na quarta-feira (20), o frio se intensifica. A mínima prevista é de 6°C e a máxima permanece em 16°C. O dia terá predomínio de sol entre nuvens, sem previsão de chuva.

Já na quinta-feira (21), o amanhecer segue gelado, com mínima de 7°C. A máxima não deve passar dos 13°C, tornando este um dos dias mais frios da semana. O céu permanece com muitas nuvens ao longo do dia.

Na sexta-feira (22), a tendência é de manutenção do frio, com mínima de 6°C e máxima de 15°C. O tempo segue estável, com sol entre nuvens e sem previsão de chuva.

Além do frio, a baixa sensação térmica deve ser sentida principalmente nas primeiras horas da manhã, com índices próximos de 5°C em alguns pontos. A umidade elevada favorece formação de nevoeiro ao amanhecer e reforça a sensação de frio úmido em toda a Região Carbonífera.


Publicidade



COMENTÁRIOS

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.