Nova massa de ar polar avança e deve manter semana de frio intenso no RS
Temperaturas próximas de zero e geada ampla são esperadas em diversas regiões do Estado entre terça e quinta-feira
Temperaturas próximas de zero e geada ampla são esperadas em diversas regiões do Estado entre terça e quinta-feira Uma nova massa de ar frio de origem polar começou a ingressar no Rio Grande do Sul neste domingo (17) e deve provocar uma semana com características de inverno em todo o Estado. A previsão indica queda acentuada nas temperaturas, com madrugadas geladas, marcas negativas em algumas regiões e formação de geada em grande número de municípios.
De acordo com a MetSul Meteorologia, o avanço do ar polar ocorre a partir da Argentina e será sentido com maior intensidade entre a noite deste domingo e a segunda-feira (18). Antes da chegada da massa de ar, uma frente fria ainda provoca aumento da nebulosidade e chuva em parte do Estado.
As temperaturas mais baixas devem ser registradas entre terça-feira (19) e quinta-feira (21). Nesse período, grande parte do interior gaúcho poderá ter mínimas entre 0°C e 5°C, com possibilidade de marcas negativas em cidades da Campanha, Serra do Sudeste, Campos de Cima da Serra e região de Soledade.
Em áreas de maior altitude, especialmente nos Campos de Cima da Serra, os termômetros podem registrar temperaturas entre -2°C e -3°C. Em alguns pontos isolados, as mínimas podem ser ainda menores, conforme os modelos meteorológicos.
Na Região Metropolitana e em Porto Alegre, o frio também será intenso. A Capital deve ter várias madrugadas seguidas com temperaturas abaixo dos 10°C, podendo chegar a 7°C. Em bairros mais ao sul e leste da cidade, os termômetros podem marcar menos de 5°C.
A formação de geada também deve ser frequente ao longo da semana. O fenômeno deve atingir os três estados da Região Sul, mas com maior abrangência no Rio Grande do Sul. As madrugadas de terça, quarta e quinta são apontadas como as mais propícias para geadas amplas, especialmente em áreas rurais, baixadas e fundos de vale.
Segundo a meteorologia, a sequência de incursões de ar polar neste mês está associada à circulação atmosférica no Hemisfério Sul, que tem favorecido o avanço sucessivo de massas de ar frio sobre o continente. Isso tem mantido as temperaturas abaixo da média para maio e prolongado os períodos de frio no Estado.






COMENTÁRIOS