Vereadora Paula Ynajá cumpre agenda em Brasília em defesa de recursos e projetos para Charqueadas
Pautas tratadas incluíram reconstrução pós-enchentes, expansão do IFSul e melhorias na educação e segurança alimentar do município

A vereadora Paula Ynajá (PT), de Charqueadas, esteve em Brasília entre os dias 8 e 9 de julho em uma série de agendas com representantes do Governo Federal. As reuniões tiveram como objetivo buscar investimentos e acelerar a tramitação de projetos fundamentais para a reconstrução e o desenvolvimento do município, especialmente após os impactos das enchentes que atingiram a Região Carbonífera.
Na quarta-feira (9), a parlamentar esteve no Palácio do Planalto com os representantes da Secretaria de Relações Institucionais, Thiago Braga e Luciano Alves. A pauta girou em torno da liberação de recursos do Novo PAC e da articulação de ações voltadas à reconstrução pós-cheias.
— Seguimos firmes na luta por investimentos que garantam dignidade e desenvolvimento para nossa comunidade — destacou Paula.
Moradia para famílias atingidas
Entre os compromissos prioritários, a vereadora esteve no Ministério das Cidades para acompanhar o processo de solicitação de moradias destinadas às famílias afetadas pelas enchentes do ano passado. Conforme dados da prefeitura de Charqueadas, 926 pessoas foram atingidas, enquanto o levantamento do Governo Federal aponta cerca de 600, o que tem causado divergência e atrasado a análise do projeto, que segue sob avaliação da Defesa Civil Nacional.
A agenda contou com a presença do secretário nacional de Habitação, Augusto Rabelo, e da vereadora Maica Tamara (PT), de Canguçu.
Saúde no foco do Novo PAC
No mesmo dia, Paula também esteve no Ministério da Saúde, onde foi recebida pelo assessor especial Haroldo Lupion Poleti. A vereadora buscou informações sobre quatro propostas de Charqueadas cadastradas no sistema Transferegov, no âmbito do Novo PAC Seleções 2025. Os projetos em análise incluem:
- Construção de uma nova Unidade Básica de Saúde (UBS);
- Implantação de Unidades Odontológicas;
- Kits de equipamentos para teleconsultas;
- Combo de equipamentos para UBSs.
— A previsão é de que até o final deste mês o Governo Federal divulgue os municípios contemplados com os recursos. Seguiremos acompanhando e cobrando para que Charqueadas avance em estrutura e qualidade no atendimento à saúde da população — afirmou.
Educação e expansão do IFSul
Outra frente da atuação da vereadora foi a visita ao Ministério da Educação. Na ocasião, ela levou um ofício da bancada do PT reiterando o pedido de alteração da tipologia do campus Charqueadas do IFSul. A mudança permitirá a oferta de novos cursos e maior estrutura à instituição. Segundo a chefe de gabinete da Assessoria Parlamentar do MEC, Raquel Moreira, um decreto nesse sentido será publicado em breve.
Ainda na área da educação, Paula, ao lado da deputada estadual Laura Sito (PT), esteve no FNDE para tratar da conclusão das obras da EMEI Professora Ivone de Souza Guerreiro e da reforma e ampliação da EMEF Otávio Reis. A reunião também abordou a aquisição de mobiliário e equipamentos para o funcionamento adequado das unidades escolares.
— Defendemos uma educação pública com estrutura digna para nossas crianças, estudantes, educadores e toda a comunidade escolar — destacou.
Segurança alimentar e economia solidária
A vereadora também participou de agenda no Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, com foco no fortalecimento do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e das Cozinhas Solidárias. Ambas as iniciativas têm impacto direto na segurança alimentar e no fomento da economia local. A reunião contou novamente com a participação da deputada Laura Sito e da vereadora Maica Tamara.
A passagem por Brasília reforça o compromisso da vereadora Paula Ynajá com a busca ativa por investimentos que assegurem moradia, saúde, educação e dignidade para a população de Charqueadas, especialmente diante dos desafios enfrentados pela cidade nos últimos meses.
COMENTÁRIOS