Menina de 11 anos que caiu no Cânion Fortaleza é encontrada morta
Corpo foi localizado a cerca de 70 metros da borda; buscas duraram cerca de 10 horas

Uma tragédia marcou esta quinta-feira (10) no Cânion Fortaleza, em Cambará do Sul, na Serra gaúcha. Uma menina de 11 anos morreu após cair de uma altura de aproximadamente 70 metros. O corpo foi localizado por equipes do Corpo de Bombeiros por volta das 23h, quase 10 horas após o acidente.
A vítima, identificada como Bianca Zanella, era diagnosticada com Transtorno do Espectro Autista (TREA), era moradora de Curitiba (PR), e estava com os pais em visita ao mirante do cânion. Conforme o secretário de Turismo de Cambará do Sul, Andrews Mohr, a família havia parado para descansar e fazer um lanche quando a menina saiu correndo. O pai tentou alcançá-la, mas ela acabou despencando da borda.
O resgate envolveu operação complexa. A menina foi avistada às 17h30min por um drone equipado com câmera térmica, que detecta variações de temperatura. A partir disso, os bombeiros iniciaram os preparativos para a descida, que envolveu perfuração de rochas para fixação de cordas e equipamentos de rapel. A descida começou por volta das 22h, e, às 23h15min, os dois operadores que acessaram o local confirmaram o óbito.
A Urbia, concessionária responsável pelos serviços de apoio à visitação nos Parques Nacionais de Aparados da Serra e da Serra Geral, informou em nota que mobilizou sua equipe para prestar apoio às autoridades e suporte à família.
De acordo com a prefeitura, não há registro anterior de queda de visitantes nas bordas do Cânion Fortaleza. Os acidentes registrados anteriormente envolvem pessoas que entram irregularmente para realizar travessias pelo interior do cânion, prática proibida por medidas de segurança.
O governador do Estado lamentou a morte da menina e se solidarizou com a família.
— Que Deus conforte o coração dos pais e de todos os familiares da pequena Bianca — escreveu Eduardo Leite.
COMENTÁRIOS