Seja bem-vindo
São Jerônimo, RS,12/07/2025

  • A +
  • A -
Publicidade

TCE-RS reúne gestores e prefeitos da Região Carbonífera em Santa Cruz do Sul

15º Encontro Regional de Controle e Orientação reforçou a importância da Primeira Infância e discutiu temas como saneamento, meio ambiente e previdência pública

TCE-RS / Divulgação
TCE-RS reúne gestores e prefeitos da Região Carbonífera em Santa Cruz do Sul TCE-RS reúne gestores e prefeitos da Região Carbonífera em Santa Cruz do Sul
Publicidade

O Tribunal de Contas do Estado do Rio Grande do Sul (TCE-RS) promoveu, nesta quinta-feira (10/07), o 15º Encontro Regional de Controle e Orientação (ERCO) na Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc). O evento reuniu cerca de 800 participantes, entre prefeitos, vereadores e servidores de 59 municípios, incluindo representantes da Região Carbonífera, que participaram ativamente das oficinas e das discussões sobre políticas públicas e, também, assinaram Termo de Compromisso com a Primeira Infância, reafirmando o compromisso com as crianças de 0 a 6 anos.

Publicidade

Representaram a Região Carbonífera os prefeitos de Charqueadas, Ricardo Vargas; de General Câmara, Marcio Brandão; de Minas do Leão, Silvia Lasek; de Vale Verde, Ricardo Froemming; de São Jerônimo, Júlio César Prates Cunha; e de Triunfo, Marcelo Essvein.

Na abertura, o presidente do TCE-RS, conselheiro Marco Peixoto, reforçou o papel do Tribunal na qualificação da gestão pública:

— O Tribunal não administra pelos gestores. Nosso papel é orientar para que a administração pública seja cada vez mais qualificada. Hoje, a assinatura do compromisso com a Primeira Infância é de absoluta prioridade, pois essa política voltada à faixa etária de até 6 anos deve ser implantada nos municípios.

O prefeito de Santa Cruz do Sul, Sérgio Moraes, destacou a responsabilidade dos gestores em cumprir a legislação:

— Estou no terceiro mandato como prefeito e isso aumenta meu compromisso com a cidade. Os prefeitos têm obrigação de administrar de acordo com a lei. Agradeço à Regional do TCE-RS pela parceria em todos os momentos.

Participaram da mesa de abertura autoridades como os conselheiros do TCE-RS Iradir Pietroski e Alexandre Postal, o procurador-geral do Ministério Público de Contas Ângelo Borguetti, conselheiros substitutos do TCE-RS, o representante da Unisc Rafael Kirst, o presidente da Uvergs Silomar Garcia Silveira, e o representante da Casa Civil do Estado, Cassio Nunes Soares.

Oficinas

Na parte da manhã, ocorreram oficinas simultâneas. O destaque foi a oficina “Primeira Infância: cuidando do que mais importa”, ministrada pelos auditores Leo Arno Richter e Juliana Fofonka. O momento contou com a assinatura de um termo de compromisso pela Primeira Infância, com adesão de prefeitos de toda a região, inclusive da Região Carbonífera, reforçando o compromisso com o desenvolvimento integral de crianças de zero a seis anos.

Durante a oficina, foi apresentado um levantamento da Fundação Cecília Souto Vidigal, com indicadores da Primeira Infância nos municípios. Segundo os auditores:

— Essa faixa etária é determinante para o desenvolvimento humano. Políticas públicas para esse público garantem saúde, educação, nutrição e proteção em ambiente seguro e estimulante.

Outra oficina de destaque foi “Planejamento Urbano, Meio Ambiente e Saneamento Básico”, conduzida pelos auditores Anderson Killp e Omar da Silveira Neto. Eles abordaram o papel estratégico dos municípios na resiliência climática e na universalização dos serviços de saneamento, destacando:

— É preciso ações integradas para adaptação às mudanças climáticas e proteção da vegetação nativa. 85% dos municípios da Regional ainda não possuem rede de esgoto, e mais da metade não tem regulação formal dos serviços.

Já na parte da tarde, a auditora Aline Buss apresentou a oficina “Equilíbrio Financeiro e Atuarial dos RPPS”. Ela alertou para a necessidade de sustentabilidade nos regimes próprios de previdência:

— O RS é o estado com o maior número de RPPS do país, com 331 regimes que somam R$ 8,5 bilhões em gastos. Garantir equilíbrio financeiro é essencial para assegurar aposentadorias e pensões no futuro.

O evento reafirmou o compromisso do TCE-RS com a orientação técnica e o fortalecimento das políticas públicas municipais, promovendo transparência, sustentabilidade e eficiência na gestão pública local.


Publicidade



COMENTÁRIOS

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.