Discurso de soberania ganha força nas redes e ofusca críticas a Lula por tarifaço de Trump, aponta estudo
Publicações em defesa do Brasil e da fala do presidente superam postagens contrárias ao governo nas principais plataformas

A resposta do presidente Luiz Inácio Lula da Silva à ameaça de tarifas comerciais de 50% anunciadas por Donald Trump mobilizou fortemente as redes sociais e provocou uma reação majoritariamente favorável ao discurso de soberania nacional. É o que aponta um levantamento da Nexus – Pesquisa e Inteligência de Dados –, que analisou milhões de interações em plataformas como X (antigo Twitter), Facebook e Instagram.
Entre quarta-feira (9) e a manhã desta quinta-feira (10), publicações relacionadas ao tema da soberania somaram mais de 240 milhões de impressões e 9,1 milhões de curtidas apenas no X. A hashtag “RESPEITA O BRASIL” ficou entre os assuntos mais comentados, com quase 2 milhões de menções, superada apenas pelo nome “Trump”, que liderou com 36,5 milhões de citações.
Segundo o CEO da Nexus, Marcelo Tokarski, o episódio despertou um sentimento nacionalista nas redes.
— O volume de menções foi muito maior do que em dias normais, indicando que a decisão de Trump mobilizou a opinião pública. No X, as hashtags em defesa do Brasil superaram com folga as críticas ao governo — afirmou.
A análise de uma amostra de 1,5 milhão de postagens em português identificou o pico de interações às 20h de quarta-feira, com mais de 270 mil menções em apenas uma hora. O presidente Lula liderou entre os conteúdos mais compartilhados, seguido por influenciadores, jornalistas e parlamentares de diferentes espectros políticos.
Divisão nas redes
Do lado do governo, lemas como “BRASIL SOBERANO”, “ESTAMOS COM LULA” e “TRAIDORES DA PÁTRIA” impulsionaram o engajamento entre apoiadores. Já entre críticos da gestão, circularam hashtags como “Obrigado Trump”, #ImpeachmentDoLulaJá e “CULPA DO LULA”. O termo “Eduardo Bolsonaro” também apareceu com destaque, somando mais de 693 mil menções, enquanto “CHEGA DE DITADURA” teve 973 mil.
No Facebook, o pico de postagens ocorreu por volta das 19h de quarta, segundo uma amostra de 9,7 mil conteúdos em português. Entre os perfis mais influentes estavam Jovem Pan News, CNN Brasil, GloboNews, RedeTV!, UOL Notícias, Mídia Ninja e Hugo Gloss.
No Instagram, os conteúdos mais engajados foram os do presidente Lula, com 660 mil interações e mais de 100 mil comentários, seguidos pelos perfis de Tarcísio de Freitas, Mídia Ninja, Alfinetei, Cleitinho Azevedo (Republicanos-MG), Deltan Dallagnol (Novo-PR) e Mario Frias (PL-MG).
Economia em destaque nas buscas
No Google Trends, a preocupação com a economia brasileira também se refletiu. O termo “dólar hoje” liderou as pesquisas nas últimas 24 horas, com mais de 500 mil buscas, e pico de interesse às 10h20 desta quinta-feira (10).
Críticas da oposição
Mesmo diante da mobilização em defesa do Brasil, o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, usou as redes para criticar a postura do governo federal.
— Lula colocou sua ideologia acima da economia. Tiveram tempo para prestigiar ditaduras e agredir o maior investidor direto no Brasil. Não adianta se esconder atrás do Bolsonaro. A responsabilidade é de quem governa — publicou o governador no X.
Apesar das críticas, os dados revelam que a estratégia do Planalto de adotar um tom firme, nacionalista e de defesa da soberania, encontrou respaldo significativo na opinião pública digital, superando as tentativas de atribuir ao governo a culpa pela retaliação anunciada por Trump.
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