PT do RS terá segundo turno entre Valdeci Oliveira e Sofia Cavedon
Partido também elegeu novos presidentes nacional e na Região Carbonífera

A disputa pela presidência do PT no Rio Grande do Sul será decidida em segundo turno entre os deputados estaduais Valdeci Oliveira e Sofia Cavedon, no dia 27 de julho. Nenhum dos seis candidatos que participaram do Processo de Eleição Direta (PED) no domingo (6/07) alcançou 50% dos votos válidos.
Além dos finalistas, também concorreram Stela Farias, Júlio Quadros, Tiago Braga e Marcelo Carlini. Cerca de 27 mil filiados participaram do pleito, que também definiu as direções municipais e nacional do partido.
Valdeci é ligado à corrente Socialismo em Construção e conta com apoio de nomes como Paulo Pimenta e Edegar Pretto. Já Sofia, da Democracia Socialista, tem apoio de Miguel Rossetto e Elvino Bohn Gass e defende mudanças internas e maior aproximação com a base.
O novo presidente terá como principal missão preparar o partido para as eleições de 2026.
Região Carbonífera
Na Região Carbonífera, também houve definições locais. Em Charqueadas, foi eleito Adriel Vasconcellos; em São Jerônimo, Kelli Rosa assumirá a presidência; e, em Triunfo, a nova presidente será Luana Brandão.
Edinho Silva é eleito presidente nacional
No âmbito nacional, o ex-prefeito de Araraquara (SP), Edinho Silva, foi eleito novo presidente do PT com 73,48% dos votos. Edinho pertence à corrente majoritária Construindo um Novo Brasil (CNB) e teve apoio velado do presidente Lula.
Ele assume o cargo no lugar do senador Humberto Costa (PE), que ocupava a presidência interinamente desde a saída de Gleisi Hoffmann para integrar o governo federal. Edinho venceu os candidatos Rui Falcão, Romênio Pereira e Valter Pomar.
Com longa trajetória na sigla, Edinho já presidiu o partido entre 2009 e 2013, foi deputado estadual, coordenador da campanha de Lula em 2022 e prefeito de Araraquara por quatro mandatos.
COMENTÁRIOS