Seja bem-vindo
São Jerônimo, RS,12/07/2025

  • A +
  • A -
Publicidade

PT do RS terá segundo turno entre Valdeci Oliveira e Sofia Cavedon

Partido também elegeu novos presidentes nacional e na Região Carbonífera

Fernando Gomes /ALRS / Montagem/JC
PT do RS terá segundo turno entre Valdeci Oliveira e Sofia Cavedon Valdeci Oliveira e Sofia Cavedon
Publicidade

A disputa pela presidência do PT no Rio Grande do Sul será decidida em segundo turno entre os deputados estaduais Valdeci Oliveira e Sofia Cavedon, no dia 27 de julho. Nenhum dos seis candidatos que participaram do Processo de Eleição Direta (PED) no domingo (6/07) alcançou 50% dos votos válidos.

Publicidade

Além dos finalistas, também concorreram Stela Farias, Júlio Quadros, Tiago Braga e Marcelo Carlini. Cerca de 27 mil filiados participaram do pleito, que também definiu as direções municipais e nacional do partido.

Valdeci é ligado à corrente Socialismo em Construção e conta com apoio de nomes como Paulo Pimenta e Edegar Pretto. Já Sofia, da Democracia Socialista, tem apoio de Miguel Rossetto e Elvino Bohn Gass e defende mudanças internas e maior aproximação com a base.

O novo presidente terá como principal missão preparar o partido para as eleições de 2026.

Região Carbonífera

Na Região Carbonífera, também houve definições locais. Em Charqueadas, foi eleito Adriel Vasconcellos; em São Jerônimo, Kelli Rosa assumirá a presidência; e, em Triunfo, a nova presidente será Luana Brandão.

Edinho Silva é eleito presidente nacional

No âmbito nacional, o ex-prefeito de Araraquara (SP), Edinho Silva, foi eleito novo presidente do PT com 73,48% dos votos.  Edinho pertence à corrente majoritária Construindo um Novo Brasil (CNB) e teve apoio velado do presidente Lula.

Ele assume o cargo no lugar do senador Humberto Costa (PE), que ocupava a presidência interinamente desde a saída de Gleisi Hoffmann para integrar o governo federal. Edinho venceu os candidatos Rui Falcão, Romênio Pereira e Valter Pomar.

Com longa trajetória na sigla, Edinho já presidiu o partido entre 2009 e 2013, foi deputado estadual, coordenador da campanha de Lula em 2022 e prefeito de Araraquara por quatro mandatos.



Publicidade



COMENTÁRIOS

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.