Seja bem-vindo
São Jerônimo, RS,08/05/2025

  • A +
  • A -
Publicidade

Fiergs e Instituto Caldeira lançam programa para impulsionar inovação em indústrias gaúchas

Indústria do Amanhã prevê capacitar mais de mil jovens e 500 gestores para promover a modernização do setor

Fiergs / Divulgação
Fiergs e Instituto Caldeira lançam programa para impulsionar inovação em indústrias gaúchas A assinatura do convênio entre as entidades ocorreu nesta quinta-feira (8/05), dentro da programação do 11º Fórum IEL de Inovação (leia mais abaixo), na sede da FIERGS
Publicidade

Mais de mil jovens e 500 gestores serão capacitados para atuar na indústria e em startups, impulsionando a modernização da indústria gaúcha, por meio do programa Indústria do Amanhã. A iniciativa, resultado de uma parceria entre Sistema FIERGS e Instituto Caldeira, terá atuação contínua em 50 municípios de todo o estado e prevê impactar diretamente 5 mil jovens e 5 mil empresas com a realização de eventos sobre inovação, talentos e tecnologia. Cinquenta indústrias devem implementar inovação aberta e 150 startups estarão conectadas a oportunidades no setor.

Publicidade

A assinatura do convênio entre as entidades ocorreu nesta quinta-feira (8/05), dentro da programação do 11º Fórum IEL de Inovação (leia mais abaixo), na sede da FIERGS, em Porto Alegre.

— Através da educação, da inovação e da conexão com o mercado, essa parceria ajuda a formar e reter talentos, além de capacitar educadores e gestores e criar oportunidades reais para a indústria crescer. Nossa comunidade de 52 mil indústrias e mais de 850 mil colaboradores será diretamente beneficiada — afirmou o presidente do Sistema FIERGS, Claudio Bier, ressaltando que essa é uma resposta concreta aos desafios de reconstrução e modernização da indústria gaúcha.

A capacitação dos jovens acontece a partir da conexão dos estudantes às demandas do setor produtivo, oferecendo desafios práticos, mentorias online e oportunidades de atuação com startups e indústria. Susana Kakuta, diretora-geral do Sesi-RS, Senai-RS e IEL-RS, destacou o potencial do projeto de promover a inovação e a interiorização.

— O programa visa impulsionar a competitividade e a modernização da indústria, com foco nas pequenas empresas espalhadas nas 10 regiões do estado.

Para o diretor-executivo do Instituto Caldeira, Pedro Valério, o convênio é um momento simbólico pela reconstrução e desenvolvimento do estado.

— A assinatura é a materialização da nossa crença na capacidade do Rio Grande do Sul de se transformar e reocupar um espaço de protagonismo.

Cultura organizacional no foco

No segundo dia de programação, os participantes do Fórum IEL de Inovação foram provocados a pensar sobre cultura organizacional.

— A tecnologia só será impulsionada se tivermos a cultura correta. Não adianta nada ter tecnologia e não ter uma cultura alinhada com essas ferramentas — disse José Salibi Neto, especialista em gestão e autor do best-seller Gestão do Amanhã, que ressaltou estarmos vivendo em uma era de rupturas. Em sua palestra, Salibi apresentou os elementos que possibilitam uma evolução cultural saudável.

Para Andreza Maia, cofundadora da Futuros Possíveis e TEDx Speaker, o futuro do trabalho não é sobre tecnologia, é sobre pessoas, e a liderança assume um papel central no atual cenário. 

— Ser líder é ser o apoio que vai conectar todos os pontos da equipe, para que o processo seja mais semelhante a uma ponte do que a um muro.

Durante a palestra, Andreza também trouxe reflexões sobre a importância da inclusão e a relação dela com o uso de tecnologia.

— A IA é só uma parte do futuro, a outra é você — afirmou.

Na apresentação de cases, a gerente de estratégia e excelência do cliente da LG – Lugar de Gente, Daniella Vasconcellos, falou sobre processos de onboarding e a importância do desenvolvimento que engaja. Já no case da Stihl, o diretor de Recursos Humanos, Saúde, Segurança e Meio Ambiente, Bruno Pitzer, falou sobre o programa de inclusão e diversidade da empresa. A iniciativa conta também com um programa de formação especial de lideranças pela diversidade.

Ao longo dos dois dias, o 11º Fórum IEL de Inovação reuniu cerca de 290 participantes. As atividades promoveram networking, troca de experiências e aprofundamento em temas ligados à gestão, tecnologia e tendências do setor. A mestre de cerimônias virtual Lia, criada pela área de tecnologia da informação do Sistema FIERGS especialmente para o evento, foi uma atração a parte. Com muito bom humor, interagiu com os palestrantes e até cantou com a banda que fazia a música ambiente.


Publicidade



COMENTÁRIOS

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.