Charqueadas: criada a Associação de Artesãs Mãos Femininas que Tecem
Entidade surge da união de dois grupos de artesãs rurais e urbanas com atuação de 10 anos no município

Foi oficializada na terça-feira (6/5), no Assentamento 30 de Maio, em Charqueadas, a criação da Associação de Artesãs Mãos Femininas que Tecem, formada por mulheres artesãs das zonas rural e urbana. A fundação da entidade contou com o apoio da Emater/RS-Ascar e da Unidade de Cooperativismo da Emater Regional de Porto Alegre.
A iniciativa é resultado da trajetória de dois grupos informais: o União Feminina, em atividade há 10 anos, e o Mãos Que Tecem, atuante há 9 anos. Os coletivos decidiram avançar na formalização da organização. Um apoio financeiro de R$ 50 mil, recebido em 2024 por meio do Instituto Vakinha, com suporte do Instituto Falas, foi essencial para viabilizar esse novo passo.
Com o recurso e a cessão de uma nova sede, mais ampla, as artesãs puderam investir em bens, utensílios, matéria-prima e equipamentos, ampliando e qualificando a produção de suas peças. A criação de uma nova logomarca também marca um avanço na identidade visual e divulgação dos produtos.
“A Secretaria Municipal de Agricultura e Economia Solidária reconhece a importância deste momento para o empoderamento feminino, a valorização do trabalho artesanal e o fortalecimento da economia solidária no município”, afirmou a administração municipal em nota.
COMENTÁRIOS