Seja bem-vindo
São Jerônimo, RS,13/07/2025

  • A +
  • A -
Publicidade

RS terá choque térmico na virada do mês, com muito calor após o frio

Depois de temperaturas abaixo de zero, termômetros podem ultrapassar os 30°C em algumas regiões

Marcelo Camargo / Agencia Brasil
RS terá choque térmico na virada do mês, com muito calor após o frio A terça-feira será ainda mais fria, com possíveis temperaturas negativas
Publicidade

A transição de julho para agosto no Rio Grande do Sul será marcada por um grande contraste térmico, passando de um frio intenso para um calor incomum para a época. Inicialmente, uma massa de ar frio trará temperaturas baixas, mas logo em seguida, a chegada de uma massa de ar quente elevará os termômetros a patamares altos para a estação, especialmente durante as tardes.

Publicidade

De acordo com a MetSul Meteorologia, esse fenômeno não é inesperado, já que agosto costuma apresentar variações significativas de temperatura no Sul do Brasil. Embora o período de frio seja breve e menos intenso do que o registrado no final de junho e nas duas primeiras semanas de julho, ele será notável, especialmente no Sul do estado. A massa de ar frio, de trajetória marítima e associada a um centro de alta pressão no Atlântico, resultará em um episódio frio de curta duração.

Na segunda metade da semana, as condições meteorológicas mudarão drasticamente. Uma corrente de jato de baixos níveis se formará no interior do continente, começando pela Argentina e depois se movendo para o Uruguai e o Rio Grande do Sul, trazendo ar quente.

Frio Inicial

A massa de ar frio chegou ao Sul do Brasil entre domingo e segunda-feira, acompanhada por uma frente fria que provocou chuvas em todos os três estados da região. Embora não seja de alta intensidade, a massa de ar frio causa uma queda significativa nas temperaturas.

No Rio Grande do Sul, a manhã de segunda-feira registrou temperaturas ao redor de 5°C ou abaixo disso em cidades da Campanha e da Serra do Sudeste. A terça-feira (30/07) será ainda mais fria, com possíveis temperaturas negativas na fronteira com o Uruguai, na Campanha e na Serra do Sudeste. Alguns locais podem registrar mínimas de até -2°C ou -3°C, e há possibilidade de formação de geada em áreas baixas da Serra do Sudeste.

Na Grande Porto Alegre, a terça também deve apresentar as menores mínimas da semana, com temperaturas variando de 6°C a 8°C na maioria das cidades da área metropolitana. Nos Campos de Cima da Serra, o amanhecer pode ser próximo de 0°C em algumas localidades.

Calor Posterior

Com o afastamento da massa de ar frio para o oceano e a formação da corrente de jato de baixos níveis no interior do continente, o ar quente começará a invadir o Sul do Brasil na segunda metade da semana. Isso resultará em uma rápida elevação das temperaturas, especialmente no Rio Grande do Sul, que enfrentará um verdadeiro choque térmico após o frio do início da semana.

A partir de quinta-feira (1º/08), as temperaturas no estado devem subir significativamente, com muitas cidades superando os 25°C durante a tarde e algumas se aproximando dos 30°C. As tardes de sexta e sábado devem ser as mais quentes da semana, com máximas atingindo ou superando os 30°C em vários municípios, incluindo Porto Alegre e a Região Metropolitana. Algumas localidades poderão registrar máximas de 31°C a 33°C, com sensação de calor abafado.

Publicidade



COMENTÁRIOS

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.