Guaíba City: deputado vai ao MP de Charqueadas sobre desamparo das famílias
Após as enchentes de 2024, os problemas na região se acentuaram

Há mais de dois meses após o início das enchentes que assolaram o Rio Grande do Sul, a população de Guaíba City segue sendo ignorada pela prefeitura de Charqueadas. Problemas como o acúmulo de resíduos sólidos, fornecimento de água potável e infraestrutura são exemplos das demandas que os moradores da cidade reivindicam. O relato é do deputado estadual Matheus Gomes (PSOL), que na segunda-feira (1º/07) realizou uma visita ao Ministério Público de Charqueadas para entregar um ofício, após não obter retorno da prefeitura.
Guaíba City é um conjunto de loteamentos rurais localizado na divisa entre Charqueadas e Eldorado do Sul e conta com uma população de 280 famílias que padecem de um sistemático descaso por parte do poder público local. O Deputado Matheus Gomes realizou uma primeira visita à localidade em novembro de 2023, após o ciclone que atingiu o estado neste mesmo mês. Na época, a comunidade sofria com as consequências causadas pelo evento climático extremo e a ausência de direitos básicos como água encanada, saúde, transporte público e coleta de lixo. Em 29 de novembro, a convite de Gomes, foi realizada uma oitiva na Comissão de Saúde e Meio Ambiente, na Assembleia Legislativa.
Desde novembro de 2023, o parlamentar tenta diálogo com a prefeitura de Charqueadas, porém sem retorno. Após as enchentes de 2024, os problemas na região se acentuaram. Em uma breve caminhada por Guaíba City, é possível encontrar pilhas de resíduos em frente às casas, e inclusive, no pátio da escola infantil da comunidade. Até a data de hoje (02), não houve nenhuma ação da prefeitura para recolhimento dos resíduos, e a infraestrutura - da já precária estrada que dá acesso à comunidade - também está bem prejudicada após as enchentes.
Outra questão que coloca em risco a saúde dos moradores é que, devido à enchente que chegou a três metros na localidade, o precário sistema de distribuição de água foi contaminado, assim como os poços artesianos que fornecem grande parte da água que a comunidade utiliza. Inclusive, em sua visita à região, o deputado reuniu-se com representantes internacionais da Cruz Vermelha que, após análise, concluíram que a água está imprópria para o uso.
Durante a visita ao Ministério Público, em reunião com o Promotor de Justiça Rodrigo Mendonça Pinto dos Santos, foi entregue o ofício que alerta sobre a falta de assistência por parte da Prefeitura e Defesa Civil de Charqueadas à população. O documento também versa sobre a obra de poço tubular na comunidade de Guaíba City que, segundo o Serviço de Informação ao Cidadão/SEAPI, foi efetivado o repasse de 70 mil reais sem contrapartida ao Município, mas a obra não foi realizada por problemas técnicos e não teve a devida prestação de contas. O Promotor Santos se mostrou disposto a questionar a prefeitura quanto às demandas apresentadas pela comunidade.
Para Matheus Gomes, a situação da comunidade é de completo abandono e, após as enchentes, os problemas se agravaram.
— Os governos não fizeram o básico na região, como a coleta de resíduos sólidos. A saúde dos moradores está ameaçada devido ao risco de contaminação pela água e pelo acúmulo de lixo. Isso é muito grave e a prefeitura se exime de todas as responsabilidades, inclusive se negando ao diálogo — disse.
O deputado também relata que é frequente, em conversas com a população, ouvir a expressão de que a comunidade não tem nada. Para Gomes, a situação que Guaíba City vive é desesperadora.
COMENTÁRIOS