Seja bem-vindo
São Jerônimo, RS, 13/07/2024

  • A +
  • A -
Publicidade

Vacina contra HPV será aplicada em quem usa medicamento para profilaxia ao HIV

Medida vale para pessoas de 15 a 45 anos que fazem uso da chamada PrEP

Rovena Rosa / Agência Brasil
Vacina contra HPV será aplicada em quem usa medicamento para profilaxia ao HIV Medida vale para pessoas de 15 a 45 anos que fazem uso da chamada PrEP
Publicidade

Pessoas de 15 a 45 anos que fazem uso do medicamento para a Profilaxia Pré-Exposição ao HIV (PrEP), pelo Sistema Único de Saúde (SUS), passarão a receber a vacina contra o HPV - papilomavírus humano. A imunização deve começar logo que os municípios estiverem organizados para realizar a aplicação.

A orientação sobre a ampliação da vacina do HPV para esse público foi encaminhada, nesta semana, pela Secretaria da Saúde (SES) aos municípios gaúchos. A medida segue nota técnica do Ministério da Saúde (MS) e tem por objetivo auxiliar na prevenção e no tratamento das infecções sexualmente transmissíveis (ISTs) e cânceres causados pelo HPV. Cada município vai organizar a própria vacinação a partir das doses que já possui. Se for necessário, conforme o número de usuários de PrEP dentro da faixa etária prevista na nota técnica, a cidade pode requerer mais vacinas à SES.

De acordo com a técnica da Política de HIV/Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST) da SES, Aline Sortica, no Rio Grande do Sul são em torno de 3.470 pessoas que fazem uso da profilaxia e estão na faixa prevista (15 a 45 anos). Esse grupo é formado na maioria por homens que fazem sexo com homens, mulheres trans e travestis, trabalhadores do sexo, incluindo também homens cisgênero heterossexuais e mulheres cisgênero. "A incorporação da vacinação de HPV é muito relevante, já que os usuários de PrEP são pessoas sexualmente ativas que apresentam um risco aumentado não apenas para o HIV, mas para outras IST e para o HPV", avaliou Aline.

A PrEP é uma importante estratégia de prevenção. Porém, protege apenas para a transmissão do HIV, sendo recomendada a associação de outros métodos de prevenção, como o preservativo e a vacinação de hepatite B, e agora vacinação contra o papilomavírus humano (HPV).

Um dos principais sintomas do HPV é o aparecimento de verrugas nos órgãos genitais. A infecção pode levar ao desenvolvimento de câncer de colo do útero, vulva, pênis, ânus e orofaringe. O vírus pode ser adquirido por transmissão sexual, ou por contato direto com a pele ou mucosa infectada. Existem mais de 100 tipos, sendo pelo menos 14 cancerígenos, conhecidos como de alto risco. A vacinação deste grupo é uma das formas de prevenir a infecção pelo HIV, em caso de exposição ao vírus. No entanto, é importante ressaltar que a profilaxia pré-exposição não impede a infecção por outras ISTs. O imunizante quadrivalente (HPV4), ofertado pelo SUS, protege contra as principais complicações da doença.

O medicamento PrEP é indicado para pessoas a partir dos 15 anos, sexualmente ativas e que apresentam risco aumentado para aquisição da infecção pelo HIV. Pode ser prescrita por enfermeiros, farmacêuticos e médicos da atenção primária à saúde ou dos serviços especializados.

Imunização HPV

Até a incorporação do grupo de usuários de PrEP, o público-alvo era composto apenas por crianças e adolescentes de 9 a 14 anos, no esquema de dose única. Pessoas de 9 a 45 anos que vivem com HIV e Aids, pacientes oncológicos, pessoas com papilomatose respiratória recorrente (PRR) e transplantados com três doses e pessoas de 15 a 45 anos imunocompetentes vítimas de violência sexual.

O esquema de dose única para crianças e adolescentes imunocompetentes foi adotado recentemente pelo Ministério da Saúde. A ideia é intensificar a proteção contra o câncer de colo do útero e outras complicações associadas ao vírus. A estratégia segue as recomendações mais recentes da Organização Mundial da Saúde (OMS) e da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas).

Publicidade



COMENTÁRIOS

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.