Enade: curso do IFSul Charqueadas é o 2º melhor do estado

Cinco cursos do instituto no alcançaram conceito 4; destes, três ocupam a segunda posição entre os mais bem avaliados do RS

Por Portal de Notícias 22/10/2020 - 15:03 hs
Foto: Divulgação / IFSul Charqueadas
Enade: curso do IFSul Charqueadas é o 2º melhor do estado
Curso do IFSul Charqueadas se destaca nos resultados do Enade

Os resultados do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) na edição 2019 foram divulgados nesta semana, e três cursos do IFSul alcançaram o segundo maior conceito contínuo, todos dentro da faixa 4, em relação aos respectivos cursos de outras instituições de ensino do estado.
Os cursos de Engenharia Química e Engenharia Elétrica, ambos do câmpus Pelotas, e de Engenharia de Controle e Automação do câmpus Charqueadas ocupam a segunda posição entre os mais bem avaliados do Rio Grande do Sul - na primeira posição, estão os respectivos cursos da UFRGS. Além disso, o curso de Tecnologia em Gestão Ambiental do câmpus Pelotas é o quarto com melhor avaliação no estado.

Entre no grupo do Portal de Notícias no Telegram e receba notícias da região

No Enade 2019, foram avaliados oito cursos superiores do IFSul. Cinco deles alcançaram o conceito 4 na avaliação, numa escala que vai de 1 a 5: Tecnologia em Gestão Ambiental do câmpus Pelotas, Engenharia Civil do câmpus Passo Fundo, Engenharia Elétrica do câmpus Pelotas, Engenharia de Controle e Automação do câmpus Charqueadas, e Engenharia Química do câmpus Pelotas. Três cursos obtiveram o conceito 3: Engenharia Mecânica do câmpus Passo Fundo, Engenharia Mecânica do câmpus Sapucaia do Sul, e Tecnologia em Gestão Ambiental do câmpus Pelotas-Visconde da Graça.

Comprometimento que gera resultados

A busca permanente pela qualidade dos cursos ofertados é, de acordo com o reitor do IFSul, Flávio Nunes, a chave para mais este importante resultado para a instituição. De acordo com o gestor, os feitos alcançados se devem ao comprometimento e dedicação de todos os servidores e estudantes dos cursos. No mesmo sentido, o pró-reitor de Ensino, Rodrigo Nascimento, também destaca o trabalho articulado entre os câmpus e a Reitoria para, mesmo diante das dificuldades enfrentadas, manter a qualidade dos cursos da instituição.

Resultados do Enade atestam qualidade das instituições públicas de ensino

Entre as instituições avaliadas pelo Enade, 85% eram privadas e 15% públicas. No entanto, o Conceito Enade sinalizou que os cursos das instituições públicas apresentaram desempenhos maiores que os das instituições privadas. Dos cursos enquadrados na faixa 5 desse indicador, 81,4% são de instituições públicas, enquanto 18,6% correspondem a instituições privadas.

Saiba mais

O Enade avalia o rendimento dos estudantes concluintes dos cursos de graduação de instituições públicas e privadas de todo o Brasil. Essa avaliação é feita por meio dos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares dos cursos, o desenvolvimento de competências e habilidades necessárias ao aprofundamento da formação geral e profissional, e o nível de atualização dos estudantes com relação à realidade brasileira e mundial.
A prova é aplicada desde 2004 pelo Inep e integra o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes). Ao todo, 435 mil estudantes de 1.225 instituições de todo Brasil foram inscritos. As provas foram aplicadas em 1.063 municípios e contaram com a presença de 389 mil concluintes de cursos de graduação.








Deixe seu Comentário

Os comentários de leitores, no site ou em redes sociais, não representam a opinião do Portal de Notícias e são de responsabilidade única e exclusiva de seus autores, que poderão ser responsabilizados legalmente pelo seu conteúdo.