Seja bem-vindo
São Jerônimo, RS,03/10/2025

  • A +
  • A -
Publicidade

João Adolfo Guerreiro

JOÃO ADOLFO GUERRREIRO | Manhã de sexta-feira com chuva

Bem casado é quem bem vive?

Reprodução
JOÃO ADOLFO GUERRREIRO | Manhã de sexta-feira com chuva Bem casado é quem bem vive?

João Adolfo Guerreiro

Bem casado é quem bem vive? Ah, concordo plenamente comisso, mas bah. De que adianta namorar certinho, nos conformes, noivar, ir nocartório fazer o registro civil e depois trocar alianças e juras na frente dopadre se a Princesinha linda e fofa, após um ano, virar uma megera que teinferniza a vida por qualquer bobagem inútil e sem importância? Ou ter de ficarremendando os fundilhos das calças do Príncipe Encantado de tanto que odesgraçado fdp as rasga pulando cerca pela vizinhança? Não dá, né? Sem chance!

Então é isso, bem casado é quem bem vive. Não que tu nãopossas seguir à risca o script do namoro ao matrimônio e viver muito bem, sermui bem casado, eis que o segredo não está na fórmula seguida. Chegar na frentedo padre sem convicção é teatrinho, e teatro é de mentirinha, é só pose, não éàs ganhas, mas Deus tá vendo. Um casal que só junta os trapos pode tanto se darbem como navegar numa canoa furada, também. O segredo é a liga entre o casal, aquímica, o amor que cimenta os tijolinhos da construção daquele relacionamento.Se não tem isso, não tem nada, não importa a fórmula que se use. Não temfórmula, só tem segredo, e o segredo é esse: o cimento que une os tijolinhos.Claro, tu não pode também urinar na argamassa pra mexer o cimento, que aí nãovai dar liga. Tem que ter mestria, sabedoria, além do amor e da boa vontade. Enão ser egoísta. O egoísmo é o ácido para tudo na vida, principalmente para ocasamento.

E, como estamos numa manhã de sexta-feira com chuva, ficopensando em coisas sobre esse assunto...

A sonoridade das palavras. Isso é importante. O som daspalavras, como elas soam aos teus ouvidos. Imagina aquela canção que tu gostabastante, tipo Oceano do Djavan. Só que tu não vai escutar ela, mas sim ler apartitura. Tá tudo ali, escrito: a melodia vocal, os violões, as linhas debaixo, os teclados, a bateria. Então tu lê aquilo e vai montando o som na tuacabeça e curtindo... Né? Mas claro que não, oras! Por acaso tu sabe lerpartitura? Consegue imaginar os sons surgindo na tua cabeça só de olhar as notase as pausas na pauta? Claro que não, nem com a clave de sol mais iluminadadeste mundo de Deus - ah, chegarei nele mais adiante. Na verdade somos 99%analfabetos musicais, só conhecemos música a ouvindo.

Então imagines as palavras assim, só de ouvido, sem as ler,sem olhar sua forma escrita. Nesse sentido, eu sinto um incômodo profundo nasorelhas ao ouvir "esposo" e "esposa". Como assim, tu casa ea pessoa já é o teu "ex"? Nada a ver! Tá, sabemos que o esposa é com "s"e não com "x", mas de ouvido soa a mesma coisa, não é mesmo? Aquele"es" fica me soando "ex" na cabeça. Incomoda, incomodademais, neura pura, mas fazer o que, a gente é o que é com as nossasesquisitices. Então eu uso posa. Assim como uso trupício pra pessoas incomodativas.Ora, ninguém deixa de ser um trupício, então pra que usar estrupício? Étrupício e pronto, soa bem aos ouvidos. Posa soa bem melhor que esposa.

E chegamos assim a Ele, Deus. O Pai, o Senhor. OOnipresente, Onisciente e Onipotente. Ele sabe melhor que tu quem tu és e oreal motivo de tu fazeres as coisas. Tu te engana, mas não engana a Ele. Então,se tu junta os trapos de alma e coração puros, Ele sabe e te abençoa, assim nomás, sem pedir nada pra ti. Sem exigências ou protocolos superiores. E sabemosque nada é mais superior do que Ele, que é o elo final da corrente, digamos.Mas daí tu resolve que vai ir na frente do padre, do pastor, do pai-de-santo,do médium, etc, e vai casar no religioso. E daí Deus tá lá, na dele, sem pintoe sem vagina, sem precisar comer, transar, urinar ou defecar, sendo, eis queDeus É, e vê tu aqui em baixo, nessas de casar no religioso. Olha pro anjo efala: "Olha o cara lá embaixo, vai casar no religioso". "ÉSenhor, vai mesmo." "Tu apareceu num sonho pra ele pedindo isso meumeu nome, anjo?" "Eu não, Senhor. Foi tudo ideia dele."

Bom, daí a coisa agora entre tu e Ele muda de figura, poistu é que inventou de ir publicamente assumir compromisso público ante Ele semque Ele tenha te solicitado tal. Cara, tu arrumou um compromisso daqueles prati. Jamais usar o nome Dele em vão, lembra? É tipo assim tu receber salário nobanco e de repente resolver tirar um empréstimo sem o gerente ter ido atrás deti te oferecer. Ele - o gerente - vai te dar, mas vai rolar um juro agora nasparcelas. Sacou? Deus vai te cobrar o compromisso que tu, por tua única eexclusiva decisão, resolveu assumir publicamente perante Ele, inclusivecolocando aliança de ouro no dedo pra fazer média na igreja na frente dosamigos e parentes. Deus levará isso em conta, ou melhor, colocará isso na tuaconta na hora de autorizar o empréstimo.

- Oi Senhor, achei que casando na igreja eu entrava pro timee as coisas ficariam mais fáceis...

- Ah, sim, entrou para o time. Entretanto, agora, como tu,pelo uso do teu livre arbítrio, foi lá tornar pública minha relação com teucasamento, usando Meu nome, as cobranças e exigências ficaram maiores. Bemmaiores...

- Bah, Onipresente, não pensei que era assim.

- Pensou errado. E tudo por tua culpa, tua única e exclusivaculpa.

E depois dessa conversa Deus vai te encaminhar pro teugerente de conta, ou seja, pro anjo. Deus tem mais o que fazer, tu é apenas umentre oito bilhões de almas encarnadas. E o anjo não é tipo assim, anjo daguarda, tá mais pra anjo vingador, fiscal do importo de renda. Se tu vacilar,aumentam os juros e o número de parcelas. Sim, o sistema no Céu é bruto. Quervida eterna no paraíso? Vai ter de andar certinho. O anjo vai te chamar pra umparticular, tempos depois.

- E aí fulano ou fulana, como tens andado no teu matrimônio?Continuas sendo a Princesinha ou virou Megera? E tu, Príncipe Encantado, comovão os fundilhos das tuas calças?

Sim, o teu gerente de conta é um cara implacável. Não temarreglo com ele. E atente: a pergunta dele é apenas retórica, pois oOnipresente, que te conhece mais do que tu mesmo, já passou a resposta pra ele.Então o que o anjo que saber é se tu vai usar teu livre arbítrio pra sersincero com ele ou mentir. Não caia nessa armadilha, diga a verdade pro gerentede conta ou tu vai levar juro sobre juro nas parcelas do empréstimo.

E era isso. Já escrevi muito pra uma manhã de sexta-feiracom chuva. E concluímos que bem casado é quem bem vive.

Um bom final de semana para todos. Cuidem-se, vacinem-se,casem, vivam e fiquem com Deus.



COMENTÁRIOS

LEIA TAMBÉM

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.