Seja bem-vindo
São Jerônimo, RS,21/05/2025

  • A +
  • A -
Publicidade

João Adolfo Guerreiro

JOÃO GUERREIRO | Um ano da cheia de 2024 VIII - O horror

O horror das cheias em Charky City

Arquivo Pessoal
JOÃO GUERREIRO | Um ano da cheia de 2024 VIII - O horror O horror das cheias em Guaíba City

João Adolfo Guerreiro

Há um ano, numa terça-feira, 21 de maio, publicava no Portal esta oitava e última crônica, intitulada O horror das cheias em Guaíba City, retratando parte da situação vivida em Charqueadas durante a enchente histórica do ano passado. Nela, escrevi sobre o trabalho de voluntários, como Rafaela Marek, que atuaram no quadro horripilante que se viu na localidade de Guaíba City. Postei um vídeo, onde pode se ver o tamanho da tragédia lá ocorrida .

Republiquei até hoje os textos que escrevi no período, a fim de que as histórias que testemunhei em minha cidade, Charqueadas, não se percam na imaterialidade e fugacidade da internet, enquanto registro de parcela dos fatos ocorridos. Foram oito, todos republicados na data exata, ou mais próxima possível, da que foram publicados em 2024, ou seja, exatamente um ano depois. Espero que essa iniciativa tenha sido, de alguma maneira, útil.

O HORROR DAS CHEIAS EM GUAÍBA CITY

De todas as perdas e desgraças causadas por essa enchente em Charqueadas, o quadro mais medonho após a descida das águas deve ser o da comunidade de Guaíba City. Não estive lá, mas ouvi os relatos e assisti aos vídeos da voluntária charqueadense Rafaela Marek (foto acima) no Facebook.

Tétrico, principalmente o vídeo com os animais mortos (abaixo, mas aviso: são imagens fortes), feito no dia 20. No vídeo, outro voluntário, um veterinário de São Paulo chamado Marcelo, muito indignado com a situação, mostrava uma residência destruída, onde algumas pessoas estavam, ladeadas por corpos de animais já em estado de putrefação. Segundo Rafaela, até o momento ela computou 79 animais mortos.

Ontem e hoje o apoio da prefeitura e de outros, como equipes de gincana, veterinária, escritório de advocacia e pessoas da comunidade ("@equipetnc @marciolunelli @grupocrh @santos_jerusa @silvia.avila.advocacia @brunapalhaares @biancalmarques_ @tocadosbichoscharqueadas @gabriel.martins.7169 @glei_st @xandaniel @wolffmari @araujo_laila_ @grupo_de_risco @zanzablumberg"), possibilitaram o apoio alimentar e médico aos desabrigados, além de começar o enterro de alguns dos animais.

O trabalho por lá continua e os interessados em acompanhar e ajudar podem acessar o Facebook da Rafaela.

"A água ao baixar traz à tona outros problemas tristes. É de partir o coração. Que isso seja superado e consertado. Saudações fraternas" - Comentário de J Estanislau Filho, de MG, ao texto, em 2024.

VÍDEO - Abandono da localidade de Guaíba City






COMENTÁRIOS

LEIA TAMBÉM

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.