Seja bem-vindo
São Jerônimo, RS,14/05/2025

  • A +
  • A -
Publicidade

João Adolfo Guerreiro

JOÃO GUERREIRO | O grande Gatsby estará no Clube do Livro

Fitzgerald foi um escritor virtuoso e invulgar

Reprodução
JOÃO GUERREIRO | O grande Gatsby estará no Clube do Livro Na quarta-feira da semana que vem, o Clube do Livro de Charqueadas debaterá O Grande Gatsby

João Adolfo Guerreiro

O quanto o amor por uma mulher pode virar a cabeça de um homem, tornando-se uma obsessão? Parece ser essa a pergunta a ser respondida em O Grande Gatsby, romance centenário de Scott Fitzgerald (foto abaixo), publicado em 10 de abril de 1925. Aparentemente, pois tem muito mais coisa acontecendo e sendo mostrada.

A história é ambientada em New York, durante a Era do Jazz, assim mesmo definida pelo próprio Fitzgerald a partir de seus referenciais contos publicados anteriormente, retratando os "loucos anos 1920", no pós Primeira Guerra Mundial, período em que os EUA viveram um boom econômico, até 1929... Jay Gatsby é um misterioso ricaço que dá festas de arromba em sua mansão recém adquirida, para a qual as pessoas acorrem mesmo sem serem convidadas ou conhecerem o anfitrião, eis que todos buscam na vida louca o seu refúgio, não podendo perder tal oportunidade. Seu vizinho, Nick Carraway - o narrador do livro - frequenta tais festas como convidado, embora ignore o motivo de tamanha consideração, já que é um reles jovem comerciante. Não sabia de nada, inocente. Como disse Genival Lacerda sobre o Pedro Caroço, "ele tá de olho é na boutique dela"...

Se contar mais entrego o jogo das 156 páginas do livro e batizo a champagne da festa de Gatsby para o leitor que a desconhece. É um livro pequeno, portanto, mas é só no tamanho: como ficção, é grande como o título e como seu autor, um dos maiores escritores estadunidenses, não só em sua época. Fitzgerald produziu uma obra prima, um dos clássicos da literatura de seu país. Assim como David Gilmour tira, na guitarra, grandes solos em poucas notas, Fitzgerald, em "poucas" páginas, nos traz reflexões profundas sobre o humano individual e o social, além de descrições originais e poéticas e diálogos de uma capacidade de sutileza únicos. Um escritor virtuoso e invulgar.

Na quarta-feira da semana que vem, o Clube do Livro de Charqueadas debaterá O Grande Gatsby. Na Biblioteca Pública Municipal Vera Gauss, em Charqueadas, existem exemplares para empréstimo. Hipermegasuperultra recomendo a leitura e participação no debate. Nos veremos por lá.




COMENTÁRIOS

LEIA TAMBÉM

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.