Massa de ar frio mantém temperaturas baixas no RS até a próxima semana
Reforço do ar frio previsto para o fim da semana deve derrubar as temperaturas, com máximas abaixo da média de outubro e possibilidade de mínimas inferiores a 5°C em algumas cidades.
Massa de ar frio mantém temperaturas baixas no RS até a próxima semana Uma massa de ar frio deve prolongar o período de temperaturas abaixo da média no Rio Grande do Sul e em outros estados do Centro-Sul do Brasil. Conforme a MetSul Meteorologia, o frio ganhará intensidade no final desta semana, com a chegada de ar mais frio vindo da Argentina. A tendência é de temperaturas amenas ou baixas pelo menos até a metade da próxima semana.
O ar frio já atua em parte da Região Sul, especialmente na Metade Sul e no Leste gaúcho, provocando maior impacto nas temperaturas máximas. Na manhã desta terça-feira (13/10), as menores temperaturas registradas no Rio Grande do Sul ficaram entre 9°C e 10°C nos Campos de Cima da Serra.
A previsão indica que o tempo seguirá com muita nebulosidade e chuva frequente em diferentes regiões, contribuindo para manter as temperaturas abaixo do habitual para outubro.
Ciclone deve reforçar o frio
Entre sexta-feira (16/10) e sábado (17/10), uma área de baixa pressão atmosférica deve se aprofundar na costa da Região Sul e dar origem a um ciclone extratropical sobre o Atlântico.
O sistema deverá impulsionar uma nova incursão de ar frio da Argentina para o Brasil, provocando queda mais acentuada das temperaturas, principalmente das máximas. Além do Rio Grande do Sul, os efeitos devem alcançar Santa Catarina, Paraná, Mato Grosso do Sul, partes de Mato Grosso e Goiás, São Paulo e Rio de Janeiro.
O resfriamento mais significativo é esperado nos estados do Sul. No início da próxima semana, a redução da instabilidade e a presença de uma atmosfera mais seca poderão favorecer a queda das temperaturas durante a noite e a madrugada.
Em algumas cidades gaúchas e catarinenses, as mínimas poderão ficar abaixo de 5°C.
Outubro tem temperaturas abaixo da média
Segundo a MetSul, outubro apresenta um comportamento atípico, com temperaturas máximas abaixo ou muito abaixo da média histórica em diversos estados, incluindo Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo e Mato Grosso do Sul, além de áreas de Mato Grosso, Goiás e Minas Gerais.
O cenário está associado a um padrão de chuvas mais frequentes e volumosas do que o habitual para esta época do ano, período de transição entre as estações seca e chuvosa em parte do país.
A nova incursão de ar frio deve contribuir para a manutenção desse quadro. Nos estados do Centro do Brasil, porém, as temperaturas abaixo da média não significam necessariamente frio intenso, mas marcas inferiores às normalmente registradas em outubro.
Há possibilidade de geada?
Apesar da previsão de queda nas temperaturas, a MetSul não projeta formação generalizada de geada. A intensidade da massa de ar frio e a presença de instabilidade até o fim desta semana reduzem as condições para a ocorrência do fenômeno em grande escala.
Ainda assim, há possibilidade de geada isolada no início da próxima semana, principalmente na Serra do Sudeste e em pontos de maior altitude do Nordeste gaúcho e de Santa Catarina.
A redução da nebulosidade e o tempo mais seco poderão favorecer o resfriamento durante a madrugada nessas áreas.






COMENTÁRIOS