Podemos fecha acordo e confirma apoio a Zucco ao governo do Estado
Aliança foi firmada no fim de semana e inclui filiação de vereador de Erechim para reforçar nominata do partido
Zucco é pré-candidato ao governo do RS em 2026. O Podemos fechou apoio à pré-candidatura do deputado federal Luciano Zucco (PL) ao governo do Rio Grande do Sul nas eleições de 2026. A aliança foi firmada no fim de semana e confirmada nesta segunda-feira (09/02) pelo presidente estadual do partido, Everton Braz. As informações são da Zero Hora.
Com o acordo, Zucco amplia o arco de alianças e retira do vice-governador Gabriel Souza (MDB), nome apoiado pelo governador Eduardo Leite (PSD), um potencial aliado na disputa pelo Palácio Piratini.
Como parte das negociações, ficou acertada a migração do vereador Rony Gabriel, de Erechim, do PL para o Podemos. O objetivo é fortalecer a nominata da legenda para a eleição à Câmara dos Deputados. A articulação conta com o aval da presidente nacional do partido, Renata Abreu.
Segundo Everton Braz, dois fatores foram determinantes para a decisão: o compromisso de Zucco em contribuir para o fortalecimento dos partidos aliados e a abertura para incorporar propostas do Podemos ao plano de governo.
— Esse caminho foi percorrido com a disposição do Zucco de incorporar propostas de centro no plano de governo — afirmou o dirigente.
O Podemos prepara um evento na semana seguinte ao Carnaval para oficializar a filiação de Rony Gabriel e de outros pré-candidatos. A legenda também mantém diálogo com o deputado estadual Gustavo Victorino, atualmente no Republicanos.
Mesmo com o apoio à pré-candidatura de Zucco, o partido não pretende abrir mão dos espaços que ocupa no governo estadual. Integrante das duas gestões de Eduardo Leite, o Podemos mantém a Secretaria do Turismo, comandada por Ronaldo Santini, e a presidência da Ceasa, com Carlos Siegle.
— Nossa participação está relacionada ao esforço feito na eleição anterior para reeleger o governador — disse Braz.
A decisão deve ser comunicada oficialmente ao governo ao longo desta segunda-feira.
Além do Podemos, Zucco já conta com o apoio do Partido Novo. No PP, o diretório aprovou indicativo de aliança com o PL, mas uma ala da sigla discorda e defende o lançamento de Ernani Polo como candidato próprio ao governo do Estado.






COMENTÁRIOS