Seja bem-vindo
São Jerônimo, RS,14/02/2026

  • A +
  • A -
Publicidade

Podemos fecha acordo e confirma apoio a Zucco ao governo do Estado

Aliança foi firmada no fim de semana e inclui filiação de vereador de Erechim para reforçar nominata do partido

Kayo Magalhães / Câmara dos Deputados
Podemos fecha acordo e confirma apoio a Zucco ao governo do Estado Zucco é pré-candidato ao governo do RS em 2026.
Publicidade

O Podemos fechou apoio à pré-candidatura do deputado federal Luciano Zucco (PL) ao governo do Rio Grande do Sul nas eleições de 2026. A aliança foi firmada no fim de semana e confirmada nesta segunda-feira (09/02) pelo presidente estadual do partido, Everton Braz. As informações são da Zero Hora.

Publicidade

Com o acordo, Zucco amplia o arco de alianças e retira do vice-governador Gabriel Souza (MDB), nome apoiado pelo governador Eduardo Leite (PSD), um potencial aliado na disputa pelo Palácio Piratini.

Como parte das negociações, ficou acertada a migração do vereador Rony Gabriel, de Erechim, do PL para o Podemos. O objetivo é fortalecer a nominata da legenda para a eleição à Câmara dos Deputados. A articulação conta com o aval da presidente nacional do partido, Renata Abreu.

Segundo Everton Braz, dois fatores foram determinantes para a decisão: o compromisso de Zucco em contribuir para o fortalecimento dos partidos aliados e a abertura para incorporar propostas do Podemos ao plano de governo.

— Esse caminho foi percorrido com a disposição do Zucco de incorporar propostas de centro no plano de governo — afirmou o dirigente.

O Podemos prepara um evento na semana seguinte ao Carnaval para oficializar a filiação de Rony Gabriel e de outros pré-candidatos. A legenda também mantém diálogo com o deputado estadual Gustavo Victorino, atualmente no Republicanos.

Mesmo com o apoio à pré-candidatura de Zucco, o partido não pretende abrir mão dos espaços que ocupa no governo estadual. Integrante das duas gestões de Eduardo Leite, o Podemos mantém a Secretaria do Turismo, comandada por Ronaldo Santini, e a presidência da Ceasa, com Carlos Siegle.

— Nossa participação está relacionada ao esforço feito na eleição anterior para reeleger o governador — disse Braz.

A decisão deve ser comunicada oficialmente ao governo ao longo desta segunda-feira.

Além do Podemos, Zucco já conta com o apoio do Partido Novo. No PP, o diretório aprovou indicativo de aliança com o PL, mas uma ala da sigla discorda e defende o lançamento de Ernani Polo como candidato próprio ao governo do Estado.


Publicidade



COMENTÁRIOS

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.