Fies 2026 abre inscrições para o primeiro semestre nesta terça-feira
Programa do MEC oferta 67,3 mil vagas nesta etapa; cadastro deve ser feito até 06/02 pelo Portal Único de Acesso ao Ensino Superior
Programa do MEC oferta 67,3 mil vagas nesta etapa; cadastro deve ser feito até 06/02 pelo Portal Único de Acesso ao Ensino Superior As inscrições para o primeiro semestre do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) 2026 começaram nesta terça-feira (03/02) e seguem abertas até sexta-feira (06/02). A participação é gratuita e deve ser realizada exclusivamente pelo Portal Único de Acesso ao Ensino Superior, com login por meio da conta Gov.br.
Nesta edição, o Ministério da Educação (MEC) ofertará 67.301 vagas em 1.421 instituições de ensino superior privadas, distribuídas em 19.834 cursos. Ao longo de todo o ano de 2026, o programa disponibilizará 112.168 vagas para financiamento estudantil.
Durante a inscrição, o candidato pode escolher até três opções de curso, definindo a ordem de prioridade, e alterar as escolhas quantas vezes quiser até o encerramento do prazo.
Quem pode participar
Podem se inscrever no Fies os estudantes que tenham participado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) a partir da edição de 2010, obtido média aritmética igual ou superior a 450 pontos nas cinco provas e não tenham zerado a redação. Também é exigida renda familiar bruta mensal de até três salários mínimos por pessoa.
O processo seletivo reserva 50% das vagas para candidatos com renda familiar mensal por pessoa de até meio salário mínimo e que possuam inscrição ativa no Cadastro Único (CadÚnico). Essa modalidade é conhecida como Fies Social.
Como se inscrever
Para realizar a inscrição, o candidato deve acessar o Portal Único de Acesso ao Ensino Superior e seguir as etapas:
– Informar os dados pessoais e avançar no sistema;
– Realizar a autodeclaração étnico-racial, caso deseje concorrer às vagas reservadas, além de informar escolaridade e confirmar ciência das informações prestadas;
– Escolher até três opções de curso, indicando estado, município, instituição e ordem de preferência;
– Preencher os dados financeiros próprios e do grupo familiar;
– Revisar as informações, confirmar a inscrição e salvar o comprovante com a chave de segurança.
Critérios de classificação
A classificação dos candidatos será feita com base na nota do Enem, em ordem decrescente, considerando o tipo de vaga, o grupo de preferência e a modalidade de concorrência. A prioridade seguirá a seguinte ordem:
– Candidatos que não concluíram o ensino superior e nunca utilizaram financiamento estudantil;
– Candidatos que não concluíram o ensino superior, já utilizaram financiamento e o quitaram;
– Candidatos que já concluíram o ensino superior e não utilizaram financiamento;
– Candidatos que já concluíram o ensino superior, utilizaram financiamento e o quitaram.
Divulgação do resultado
O resultado da pré-seleção da chamada única será divulgado em 19/02. O candidato será pré-selecionado em apenas uma das opções escolhidas e deverá complementar a inscrição no sistema Fies Seleção entre os dias 20/02 e 24/02.
Quem não for selecionado na chamada única será incluído automaticamente na lista de espera, que ocorrerá entre 26/02 e 10/04.






COMENTÁRIOS