Instalada estação hidrometeorológica em São Jerônimo
Equipamento instalado na ponte para General Câmara integra rede estadual de monitoramento e reforça prevenção a desastres na Região Carbonífera
Esquipamento foi instalado na ponte para General Câmara Nesta semana a Dfesa Cicil Estadual instalou uma nova Central de Monitoramento Hidrometeorológico na cidade de São Jerônimo. Instalada na ponte para General Câmara, o equipamento de alta tecnologia acompanha em tempo real variáveis essenciais como o nível das águas do Rio Jacuí, velocidade dos ventos, volume de chuvas e qualidade do ar.
Com o novo sistema, São Jerônimo passa a integrar o mapa das cidades equipadas com tecnologia de ponta para prevenção e resposta a eventos climáticos extremos, fortalecendo a segurança da população da Região Carbonífera diante das variações cada vez mais intensas do clima.
A implantação foi realizada sem custos aos cofres municipais, por meio de um investimento da Defesa Civil Estadual, dentro do programa de ampliação da rede de monitoramento hidrometeorológico do Rio Grande do Sul.
Segundo informações da Defesa Civil do Estado, o governo gaúcho, por meio da Casa Militar – Subchefia de Proteção e Defesa Civil, contratou a instalação e operação de 130 novas estações em diferentes regiões, abrangendo 24 bacias hidrográficas. Até o momento, na Região Carbonífera, equipamentos já haviam sido instalados em Charqueadas e Triunfo.
As informações coletadas pelas estações serão integradas a uma base estadual e disponibilizadas no site da Agência Nacional de Águas (ANA) para consulta pública. O investimento total do projeto é de R$ 47,1 milhões, e faz parte do eixo de infraestrutura da Política Estadual de Gestão Integrada de Riscos e Desastres, vinculada ao Plano Rio Grande.






COMENTÁRIOS