Seja bem-vindo
São Jerônimo, RS,10/05/2025

  • A +
  • A -
Publicidade

Eduardo Leite se filia ao PSD e assume comando do partido no RS

Governador do RS se apresenta como pré-candidato à Presidência da República

Reprodução / Instagram
Eduardo Leite se filia ao PSD e assume comando do partido no RS Eduardo Leite se filia ao PSD e assume comando do partido no RS
Publicidade

O governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, oficializou nesta sexta-feira (9/05) sua filiação ao PSD, em evento realizado no gabinete da direção nacional da sigla, em São Paulo. Após 24 anos no PSDB, essa é a primeira mudança partidária de Leite, que já chega ao novo partido como presidente estadual do PSD e pré-candidato à Presidência da República.

Publicidade

A cerimônia contou com a presença do presidente nacional do PSD, Gilberto Kassab, além de lideranças da legenda e aliados políticos. Em uma publicação nas redes sociais, Leite afirmou estar motivado com o novo passo:

“Muito feliz e motivado com minha filiação ao PSD: um espaço de diálogo, equilíbrio e compromisso com o Brasil real. Aqui encontrei a convergência necessária para superarmos a polarização e construirmos um país mais unido. Vamos juntos. Agora é 55!”, escreveu.

Gilberto Kassab também destacou a trajetória do governador, elogiando sua experiência e liderança:

“Eduardo Leite é ainda muito jovem, mas já foi vereador, prefeito de Pelotas e governador reeleito do RS. É um gestor extraordinário, com grande espírito público. Sua filiação fortalece o PSD, que busca oferecer as melhores soluções ao Brasil. Ele chega como presidente estadual e pré-candidato à Presidência pela sigla. Seja bem-vindo, Eduardo.”

Durante o evento, Leite reforçou que sua prioridade será enfrentar os desafios concretos do país:

— Vamos brigar com os problemas. Vamos enfrentar a inflação, a criminalidade e os desafios reais do Brasil, em vez de fomentar disputas e divisões que nada agregam — declarou.

Saída do PSDB após mais de duas décadas

Na véspera, Leite se despediu do PSDB com uma nota divulgada nas redes sociais. No texto, ele reconheceu a importância do partido em sua formação política:

“Não foi uma decisão simples. O PSDB me acolheu ainda jovem, me formou politicamente e me proporcionou experiências únicas, que levo comigo com orgulho e responsabilidade.”

Desde 2021, Kassab vinha tentando atrair Leite para o PSD. Em 2022, após o governador perder as prévias tucanas para João Doria, foi novamente convidado a migrar de partido com a possibilidade de concorrer à Presidência, mas optou por permanecer no PSDB à época.

Agora, já filiado ao PSD, Leite entra no radar da legenda para a disputa presidencial de 2026. No entanto, ele não é o único nome cogitado: o governador do Paraná, Ratinho Júnior, também é pré-candidato. A estratégia do partido, segundo Kassab, é manter ambos em evidência para decidir mais adiante qual será o nome mais competitivo — ou se o partido apoiará outra chapa, eventualmente indicando o vice.


Publicidade



COMENTÁRIOS

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.