Fumaça preta no Vaticano: cardeais ainda não elegeram novo papa
Cardeais devem votar novamente na tarde desta quinta-feira para escolher o sucessor de Francisco

Pela terceira vez desde o início do conclave, a fumaça preta subiu pela chaminé instalada sobre a Capela Sistina, nesta quinta-feira (8/05), sinalizando que a segunda votação do dia e a terceira votação geral ainda não elegeu o novo papa.
A informação foi confirmada pelo Vaticano. Em nota, a Santa Sé comunicou que os cardeais agora fazem uma pausa para almoço e devem retomar a votação por volta das 16h (11h em Brasília).
Ontem, no primeiro dia do conclave, ocorreu a primeira votação dentre os 133 cardeais que precisam escolher um nome com apoio de pelo menos dois terços dos votos, o equivalente a 89 votos.
Cerca de 15 mil pessoas se reúnem na Praça de São Pedro à espera da fumaça branca que anunciará o novo líder da Igreja católica, que congrega 1,4 bilhão de membros.
Os cardeais dão seus votos em papéis impressos com a frase em latim Eligo in Summum Pontificem (Elejo como sumo pontífice). As cédulas são reunidas e queimadas ao final de cada uma das sessões da manhã e da tarde, resultando na fumaça. O novo papa a ser escolhido será sucessor de Francisco, que faleceu no último dia 21 de abril.
O processo não tem prazo fixo para conclusão, mas os últimos 10 conclaves não superaram cinco dias - Francisco (2013) e Bento XVI (2005) foram escolhidos no 2ª dia.
Não há franco favorito para suceder Jorge Bergoglio, que tornou o colégio cardinalício mais diverso, com mais integrantes da África e da Ásia e menor proporção de europeus. Para ser eleito, são necessários 2/3 dos votos (89).
- Pietro Parolin - Itália (70 anos)
- Luis Antonio Gokim Tagle - Filipinas (67 anos)
- Jean-Marc Aveline - Argélia (66 anos)
- Juan José Omella - Espanha (79 anos)
- Matteo Maria Zuppi - Itália (69 anos)
- Péter Erdo - Hungria (72 anos)
- Peter Turkson - Gana (76 anos)
- Pierbattista Pizzaballa - Itália (60 anos)
- Mario Grech - Malta (68 anos)
- Fridolin Ambongo Besungu - República Democrática do Congo (65 anos) -
- Willem Jacobus Eijk - Holanda (71 anos) -
- Robert Sarah - Guiné (79 anos) -
- Robert Prevost - Estados Unidos (69 anos)
- Anders Arborelius - Suécia (75 anos)
- José Tolentino de Mendonça - Portugal (59 anos)
- Ángel Fernández Artime - Espanha (64 anos)
- Cristóbal López Romero - Espanha (72 anos)
COMENTÁRIOS