Grêmio empata com Atlético Grau pela Sul-Americana
Tricolor agora precisa vencer o Godoy Cruz na Arena para seguir com chances de classificação

O Grêmio deu um passo atrás na luta por uma vaga na próxima fase da Copa Sul-Americana. Jogando fora de casa com uma equipe alternativa, o Tricolor ficou no 0 a 0 com o Atlético Grau nesta quarta-feira (7), no Estádio Alejandro Villanueva, em Lima, no Peru.
Com o empate, o time gaúcho chega a oito pontos e permanece na segunda colocação do Grupo D, dois atrás do líder Godoy Cruz, da Argentina. Agora, a equipe comandada por Mano Menezes terá que vencer o confronto direto contra os argentinos, marcado para o dia 13 de maio, na Arena, para tentar avançar.
Jogo morno e poucas chances
Após a empolgante vitória sobre o Santos no fim de semana, o Grêmio entrou em campo com um time misto. Mano Menezes promoveu mudanças na escalação, como a estreia de Alysson Edward como titular e Luan Cândido jogando aberto pela esquerda. Cuéllar e Camilo atuaram como volantes, Cristaldo na armação e Arezo como referência no ataque.
Apesar das alterações, o desempenho ofensivo deixou a desejar. No primeiro tempo, o Grêmio não acertou nenhum chute no gol. A única boa chance veio aos 11 minutos, quando Alysson pressionou a saída de bola, recuperou a posse e serviu Arezo, que desperdiçou ao chutar mal diante do goleiro Álvarez.
Com a posse, mas sem agressividade, o Tricolor viu o Atlético Grau crescer. Os peruanos chegaram com perigo duas vezes, ambas pelo lado esquerdo da defesa gremista. Na primeira, Bandiera cabeceou livre e Volpi apenas observou a bola sair. Depois, aos 36, o mesmo Bandiera acertou a trave após cruzamento de Sandoval.
Tentativas no segundo tempo, mas pouca efetividade
Na volta do intervalo, Mano fez a primeira troca: Cristian Olivera entrou no lugar de Luan Cândido. Logo no início, Arezo cabeceou após cruzamento de Serrote e pediu pênalti por toque de mão — ignorado pela arbitragem. Pouco depois, Jemerson obrigou Álvarez a fazer boa defesa em cobrança de falta.
Aos 15, Serrote desviou escanteio na primeira trave, mas Kike não conseguiu alcançar. O técnico gremista tentou mais alterações: Ronald, Monsalve e André Henrique entraram, mas o rendimento seguiu abaixo do esperado.
Sem criatividade, o Grêmio ainda tentou com cruzamentos de Lucas Esteves para Arezo, mas o centroavante não conseguiu concluir. Ao final, o empate sem gols frustrou a torcida e complicou a situação gremista no grupo.
A esperança agora é que o desempenho apagado tenha relação com uma possível preservação física do elenco para o confronto deste sábado (10), contra o Bragantino, pelo Campeonato Brasileiro.
Copa Sul-Americana – 4ª Rodada – 07/05/2025
Atlético Grau 0 x 0 Grêmio
Atlético Grau: Álvarez; Rojas (Jherson Reyes, 35’/2ºT), Tapia, Franco, Bolívar; Soto, Guarderas, Rostaing, Vilca; Sandoval (Olivares, 24’/2ºT), Bandiera (Vásquez, 32’/2ºT). Técnico: Ángel Comizzo
Cartões: Rojas, Vásquez
Grêmio: Tiago Volpi; Igor Serrote, Jemerson, Wagner Leonardo, Lucas Esteves; Camilo, Cuéllar (Ronald, 16’/2ºT), Alysson (André Henrique, 28’/2ºT), Cristaldo (Monsalve, 16’/2ºT), Luan Cândido (Cristian Olivera, intervalo); Arezo. Técnico: Mano Menezes
Cartão: Jemerson
Arbitragem: José Burgos (BOL), auxiliado por Nicolas Taran e Carlos Barreiro; VAR: Andrés Cunha
Próximo jogo do Grêmio:
- Sábado, 10/05 – 18h30
- Grêmio x Bragantino – Arena – 8ª rodada do Brasileirão
COMENTÁRIOS