Morre prefeito de Santa Cruz do Sul Telmo Kirst, aos 76 anos
Ex-deputado, presidente da Corsan e da CRM, ele estava no segundo mandato na prefeitura da cidade e lutava contra um câncer há dois anos

Morreu, na noite de domingo (20/12), o prefeito de Santa Cruz do Sul, no Vale do Rio Pardo, Telmo Kirst, aos 76 anos. Kirst, que lutava contra um câncer há dois anos, estava internado no Hospital Ana Nery desde a última quarta (16), devido a complicações provocadas pela doença. Kirst deixa quatro filhos.
Foi na Câmara de Vereadores de Santa Cruz do Sul seu primeiro cargo eletivo como vereador em 1972, pela Arena. Ele foi eleito prefeito da cidade em 2012 e reeleito em 2016. Também foi vereador, deputado estadual, federal, secretário estadual duas vezes, presidente da Corsan no governo Germano Rigotto e presidente da Companhia Riograndense de Mineração.
O secretário de Comunicação do município, Régis de Oliveira Junior, se manifestou, em nome da prefeitura. "Nunca estamos preparados para perder alguém que amamos, mas que tenhamos força para suportar essa dura contrariedade da vida".
A Câmara de Vereadores da cidade também se manifestou dizendo que o prefeito "deixa ao município um legado de uma administração voltado para uma gestão administrativa responsável, e uma mão firme com suas convicções".
A Câmara de Vereadores convocou uma reunião para a tarde desta segunda para decidir, entre os vereadores, quem assume a prefeitura até o dia 31 de dezembro. A atual vice-prefeita é a prefeita eleita nas eleições de novembro, Helena Hermany. O vice dela é o atual presidente da Câmara, Elstor Renato Desbessell. Os dois renunciaram aos cargos na última semana.
COMENTÁRIOS