Apenados revitalizam praças e prédios públicos em Arroio dos Ratos

Seis apenados trabalham na limpeza de uma praça e reconstrução de prédio poliesportivo

Por Portal de Notícias 12/02/2020 - 18:39 hs
Foto: Divulgação / Susepe
Apenados revitalizam praças e prédios públicos em Arroio dos Ratos
Seis apenados trabalham na limpeza de uma praça e reconstrução de prédio poliesportivo

 

Trabalhos de revitalização realizados por apenados na Praça Ramão Lopes Mendes, no município de Arroio dos Ratos iniciaram no último dia 10. A ação, inédita, é oriunda da colaboração da Seapen/Susepe, por meio da Penitenciária Estadual de Arroio dos Ratos (PEAR), e visa oferecer mão de obra de presos para limpeza urbana e serviços na construção civil em Arroio dos Ratos.
Atualmente, seis apenados trabalham na limpeza da praça e reconstrução do prédio Poliesportivo, que tem cerca de 90 m² e se encontra totalmente deteriorado. A execução dos serviços ficará a cargo do Setor de Manutenção da casa prisional e os presos têm a devida autorização judicial.
A falta de mão de obra do município e os constantes atos de vandalismos ocorridos no local estimularam a parceria entre a PEAR e a Prefeitura.
O prefeito de Arroio dos Ratos, Luciano Leites Rocha, disponibilizou os materiais necessários para a obra.
- Acreditamos muito neste projeto e na sua ampliação, não só por que representa economia para a cidade, mas também por que proporciona dignidade aos apenados - disse o prefeito.
O diretor da Pear, José Giovani Rodrigues Souza, disse que a ação visa contribuir com o município que é parceiro em diversas ações com a casa prisional.
- Além disso, por meio destes serviços, a ideia é retribuir à sociedade, promover a inclusão social das pessoas privadas de liberdade e fortalecer as parcerias - disse Rodrigues.
Conforme Rodrigues, há intenção de realizar este trabalho em outros locais da cidade.