General Câmara: Comagro convoca reunião extraordinária devido à estiagem

Reunião acontece nesta quarta-feira, na sede do Sindicato Rural

Por Portal de Notícias 07/01/2020 - 16:02 hs
Foto: Banco de Imagens
General Câmara: Comagro convoca reunião extraordinária devido à estiagem
Reunião vai debater a estiagem no município

 

O Conselho Municipal de Desenvolvimento Agropecuário (Comagro) de General Câmara convocou uma reunião extraordinária, para esta quarta-feira (8/01), a fim de debater os efeitos da estiagem no município.
O objetivo é realizar um levantamento da situação das propriedades rurais visando a decretação de estado de emergência pela Prefeitura Municipal.
A reunião acontece às 13h30, na sede do Sindicato Rural, ao lado da Emater.
---------------
LEIA TAMBÉM
Agricultura cria grupo para acompanhar efeitos da estiagem no RS
Estiagem: Barão do Triunfo decreta situação de emergência
---------------
Na região Carbonífera, o Município de do Triunfo já decretou situação de emergência. A produção agrícola do município se encontra em situação crítica, com maiores prejuízos na produção de fumo, melancia, soja, feijão e milho.
Outros oito municípios gaúchos já enviaram documentação à Defesa Civil informando que decretaram situação de emergência devido ao tempo seco e a pouca chuva registrada desde o final de 2019 no Estado. A iniciativa das prefeituras visa a facilitar o recebimento de recursos e também amenizar os problemas dos agricultores, ajudando também a renegociação de dívidas. As cidades que decretaram emergência são: Chuvisca, Camaquã e Cerro Grande do Sul (Sul), Pantano Grande, Sinimbu e Venâncio Aires (Vale do Rio Pardo), Boqueirão do Leão (Vale do Taquari) e Maquiné (Litoral Norte). Ainda falta o reconhecimento da situação pelo Estado e a homologação, parte que costuma demorar mais no processo e que depende do governo federal.