João Adolfo Guerreiro
JOÃO GUERREIRO | A Biblioteca Vera Gauss ruma pra ser um novo Memorial ao Mineiro, prefeito Ricardo Vargas?
Algo precisa ser feito urgentemente

João Adolfo Guerreiro
Quando em outubro de 2023 arrombaram o prédio da Biblioteca Municipal Vera Gauss, em Charqueadas, escrevi sobre no Portal de Notícias: "E o que mais incomoda é que não é a primeira vez que arrombam a biblioteca e, com certeza, não será a última, pois, continuando a mesma situação, permanecerá facílimo repetir. O fato novo é que dessa vez a motivação econômica foi o acervo, não o computador".
Como o óbvio ululante poderia prever, neste final de semana repetiram a dose, 20 meses depois. Só que, desta vez, foi o computador novamente o alvo, junto com um aquecedor. Embora seja no Parcão, furtar a biblioteca virou mato, de tanto que já o fizeram na última década. Os vagos não tem o que fazer? Então vão furtar a biblioteca, pois é fácil e não dá nada. Pênalti sem goleiro. O ladro turismo charqueadense já tem, logo, um alvo preferido, o que deve fomentar a economia marginal da cidade, gerando emprego e renda.
Esses dias alguém vomitou na entrada, por certo bebendo ali à noite; seguido tem garrafas de cerveja e outras por ali jogadas, vazias. Estará a Biblioteca Municipal Vera Gauss trilhando o mesmo caminho do Memorial ao Mineiro, este já uma ruína? Como chamar a comunidade a investir e apoiar um equipamento público cultural que está à mercê da marginalidade? Sei que a prefeitura está para arrumar o telhado da mesma, algo prioritário, parabéns, mas alguma coisa tem de ser feita pela segurança dela, prefeito Ricardo Vargas: colocar vigia, cercar, gradear, colocar alarme e câmeras, algo há de ser feito, prefeito. Passe lá pra ver a situação da biblioteca pública da cidade que o senhor já administra em sua segunda gestão. Tal urge!
Como cidadão residente, eleitor e contribuinte desta cidade e colaborador e usuário frequente da biblioteca, sinto-me no total direito (e mesmo no dever, pra não pecar por omisso) de lhe pedir isso diretamente. Não dá pra deixar nossa casa comum, um prédio público importante de nossa cidade, virar presa fácil de ladrão, prefeito Ricardo.

COMENTÁRIOS