Patrimônio Histórico: tombado o prédio do Hospital Sarmento Leite de Arroio dos Ratos

Objetivo é preservar o patrimônio do município e sua história

Por Portal de Notícias 22/10/2019 - 10:36 hs
Foto: Banco de Imagens
Patrimônio Histórico: tombado o prédio do Hospital Sarmento Leite de Arroio dos Ratos
Prédio do Hospital Sarmento Leite

Na segunda-feira (21/10), o prédio o antigo Hospital Sarmento Leite foi tombado como patrimônio histórico do Município de Arroio dos Ratos. Uma sessão extraordinária da Câmara de Vereadores foi convocada para votar e aprovou o projeto, que se tornou a Lei Municipal 4045/2019, promulgada pelo prefeito Luciano Rocha durante a sessão. Segundo nota o Executivo Municipal, “o objetivo é preservar o patrimônio do município e sua história”.


HOSPITAL SARMENTO LEITE

Conforme a obra de Alfredo Simch (1943, p. 198-199), o hospital foi fundado no dia 16 de agosto de 1942 com a participação da comunidade mineira e das autoridades e, também, de representantes da família de Dr. Sarmento Leite, professor de Medicina e Anatomia e que foi diretor da Faculdade de Medicina de Porto Alegre.
Na década de 1940, o prédio que abrigava o escritório geral da Companhia Estrada de Ferro e Minas de São Jerônimo (CEFMSJ) foi reformado e adaptado, em conjunto com a construção de outros prédios similares, para se tornar o Hospital. (Fonte: Museu do Carvão)

Fonte das Imagens: SILVA, Cristina Ennes da. "Nas profundezas da terra: um estudo sobre a região carbonífera do Rio Grande do Sul (1883/1945)". Tese (Doutorado): Porto Alegre, 2007.