CRAS realiza atividades alusiva ao Outubro Rosa em General Câmara

Campanha promove a prevenção ao câncer de mama

Por Portal de Notícias 09/10/2019 - 09:53 hs
Foto: Divulgação
CRAS realiza atividades alusiva ao Outubro Rosa em General Câmara
Ação foca na prevenção e na importância do autoexame

Dentro da programação do Outubro Rosa, o Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) de General Câmara realizou, durante a terça-feira (8/10), uma programação na sede do município focada na prevenção e na importância do autoexame no combate ao câncer de mama.
Na manhã, os usuários do CRAS montaram uma tenda na Praça da Rodoviária (Praça Ângelo Cetraro) para conversar com os populares. Foram distribuídos materiais informativos e prestada orientações sobre a doença. Já à tarde, aconteceu a mobilização do Grupo Rosa, que percorreu as ruas centrais abordando e esclarecendo sobre a importância do autoexame e da prevenção. A ação encerrou na rodoviária.
De acordo com a coordenadora do CRAS, Karina Nunes, as atividades ajudam na divulgação de informações sobre o câncer.
- É uma forma de nos aproximarmos da população e prestar um serviço, alertando sobre uma doença silenciosa, que é uma das que mais mata mulheres hoje no Brasil - disse.

SAIBA MAIS

O câncer de mama é uma doença causada pela multiplicação desordenada de células da mama. Esse processo gera células anormais que se multiplicam, formando um tumor.
Há vários tipos de câncer de mama. Por isso, a doença pode evoluir de diferentes formas. Alguns tipos têm desenvolvimento rápido, enquanto outros crescem mais lentamente. Esses comportamentos distintos se devem a característica próprias de cada tumor.
O câncer de mama é o tipo da doença mais comum entre as mulheres no mundo e no Brasil, depois do de pele não melanoma, correspondendo a cerca de 25% dos casos novos a cada ano. No Brasil, esse percentual é de 29%. O câncer de mama também acomete homens, porém é raro, representando apenas 1% do total de casos da doença.
Existe tratamento para câncer de mama, e o Ministério da Saúde oferece atendimento por meio do Sistema Único de Saúde (SUS).