Acverc realiza 1º Encontro Regional de Vereadoras da Região Carbonífera

Parlamentares discutiram o papel das lideranças femininas nos legislativos municipais e ações em benefício da região

Por Portal de Notícias 29/11/2019 - 17:27 hs
Foto: Divulgação
Acverc realiza 1º Encontro Regional de Vereadoras da Região Carbonífera
Parlamentares discutiram o papel das lideranças femininas nos legislativos municipais

Nesta sexta-feira (29/11), aconteceu na Câmara de Charqueadas o 1° Encontro Regional das Vereadoras da Acverc - Associação das Câmaras de Vereadores da Região Carbonífera.
De acordo com a presidente da Acverc, vereadora Rosângela Dorneles, houve um diálogo sobre o papel de cada vereadora em seu município, bem como sobre as dificuldades enfrentadas pelas lideranças femininas nas câmaras de vereadores.
- Também tratamos de algumas lutas com temas femininos, como casa de acolhimento regional para mulheres vítimas de violência, além de um centro de referência no Hospital de São Jerônimo em saúde da mulher, principalmente com o foco na prevenção do câncer de mama – informa Rosângela.
Durante o encontro, as vereadoras também conversaram sobre temas como a Mina Guaíba, a duplicação da BR-290 e acessos asfálticos entre os municípios, IFSul, hospital regional, ponte São Jerônimo-Triunfo e a criação de um centro regional de atendimento de saúde mental para crianças e adolescentes. Também foi reafirmada a importância da aplicação do Fundo Partidário e público nas campanhas femininas como forma de garantir a ampliação do número de mulheres na política.
- Saímos com a vontade de nos unir cada vez mais para garantirmos força, desenvolvimento e empregos para a região. Sabemos que nossa atuação e luta é o que mudará para melhor nossas conquistas para as nossas cidades. Levaremos ao grande grupo dos vereadores o debate realizado como forma de garantir unidade com os colegas – disse Rosângela, que agradeceu às colegas que oportunizaram esta troca de experiências que culminará em um manifesto para a sociedade regional, enfatizando o trabalho feminino na política como articulador de grandes pautas na região e enfatizando temas femininos contra a violência e temas que oportunizem desenvolvimento.