Butiá implanta coleta de lixo automatizada no Centro

Serão colocados 30 contêineres nas três principais ruas centrais

Por Portal de Notícias 14/11/2019 - 18:16 hs
Foto: Ascom / Pref. Butiá
Butiá implanta coleta de lixo automatizada no Centro
Vinte contêineres chegaram nesta quinta-feira

A Prefeitura de Butiá iniciou, nesta quinta-feira (14/11), a instalação do sistema de coleta automatizada de resíduos urbanos na área central do município. Ao todo, 30 contêineres serão distribuídos entre as avenidas Leandro de Almeida, Piratini e na Rua José Feliciano Carrinho. O modelo adotado pela Secretaria Municipal de Obras e Saneamento (SMOS) é o mesmo utilizado em Porto Alegre e outras grandes cidades do RS.

Em Butiá, o serviço será operado pela empresa Conesul Soluções Ambientais. Com a novidade, o objetivo da Prefeitura é atender à demanda na área central, principalmente do comércio, acabando com as antigas lixeiras nos canteiros centrais. Os contêineres são destinados ao depósito de orgânicos.

VANTAGENS DO SISTEMA:
- Evita a ação de cães, gatos, ratos e outros vetores;
- Deixa a cidade mais limpa e com um melhor visual;
- É mais higiênico (a abertura é por pedal e a limpeza é periódica);
- O processo de coleta é mais seguro, mais ágil e o mau tempo não atrapalha o recolhimento;
- Colabora na diminuição de trânsito e na liberação de CO2;
- Gera mais empregos no setor da reciclagem.

O prefeito Daniel Almeida acompanhou a chegada do material e destacou que esse é um grande avanço para a cidade.
- A responsabilidade com o lixo é um assunto sério e que deve ser tratado com muita responsabilidade. Nós temos uma área de comércio muito forte, que gera movimento na área central. Por isso, estamos iniciando esse trabalho de organização e modernização do sistema de coleta - afirmou Almeida.
De acordo com secretário de Obras e Saneamento, Mateus Fonseca, nesta semana a empresa já disponibilizou 20 equipamentos e, na próxima, mais 10 estarão à disposição.
- Com esse investimento, iremos corrigir diversos problemas de acúmulo de lixo nos canteiros centrais com o depósito de resíduos. Essa é uma conquista de toda a comunidade. Contamos com a contribuição de todos para mantermos o sistema operando - explicou.

SAIBA MAIS

Como é feita a coleta?
Um caminhão compactador, equipado com um moderno sistema de braços robotizados passa a realizar a coleta sem o contato humano. Ele eleva o contêiner despejando o lixo em um grande compartimento. Depois o contêiner é recolocado no lugar ficando sempre a sua disposição. O operador controla a visualiza tudo por meio de controles e câmeras externas ao caminhão.

Como é feita a limpeza dos contêineres?
Frequentemente o contêiner é lavado por outro caminhão que se encarrega de realizar sua higienização completa, eliminando sujeira, germes e resíduos. Essa limpeza é feita com água e com pulverização. A água utilizada é filtrada e reaproveitada, evitando o desperdício.